Como É Grande o meu Amor por Você, Emoções, Além do Horizonte, Esse Cara Sou Eu e Como Vai Você? são algumas das canções que embalarão o final desta sexta-feira (23). A trilha sonora já entrega, mas é bom confirmar: a noite será de Especial Roberto Carlos. O programa vai ao ar a partir das 22h25min, na RBS TV, após Travessia.
Tradição na TV aberta desde 1974, o show chega renovado em 2022. Um desafio, afinal, são mais de quatro décadas marcando o fim de ano dos brasileiros. Seria fácil cair na mesmice. Para fugir do óbvio, a cada edição a aposta é em novos convidados (com direito a alguns duetos improváveis) e canções "fora da curva" no que diz respeito ao cancioneiro do Rei — como se esquecer de quando ele interpretou Show das Poderosas ao lado de Anitta?
Nesta edição, o anfitrião da noite dividirá o microfone com o sambista Luiz Carlos, do Raça Negra; as irmãs Maiara e Maraisa, representantes do sertanejo; e a cantora e atriz Lucy Alves, que vive a protagonista da novela Travessia e sobe ao palco do Especial levando consigo a sanfona e as raízes musicais do Nordeste.
Conforme LP Simonetti, diretor artístico do programa, a escolha passou pelo desejo de representar a pluralidade da música brasileira.
— A ideia sempre foi um Especial diverso e emocionante — explica Simonetti, que há sete anos trabalha na concepção criativa do show. — A edição de 2022 contempla o amor e os reencontros, não apenas com o público, mas com grandes artistas da nossa música. O repertório canta o amor, algo que Roberto faz como ninguém, com maestria.
As convidadas Maiara e Maraisa também são referência quando o assunto é transformar sentimento em música — especialmente aquela dor de amor, praticamente intrínseca à "sofrência" que embala diversas canções das irmãs. As sertanejas se unem ao Rei para interpretar dois sucessos da música romântica brasileira: Medo Bobo, delas, e Eu te Amo, te Amo, te Amo, dele.
Para a dupla, a parceria é a realização de um sonho. As duas, como contam, acompanham Roberto Carlos desde a infância e chegaram a conhecê-lo quando pequenas. Ganharam até rosa. A partir daquele momento, o desejo de um dia cantar com o Rei vem acompanhando suas trajetórias artísticas.
— Desde criancinha a gente sempre foi muito fã. Tivemos uma oportunidade, quando muito novas, de encontrar Roberto em um show e profetizamos que um dia nós cantaríamos juntos. Ele disse: "Vocês vão sim!" — lembra Maraisa. — Passados 20 anos, está acontecendo, em um momento muito lindo da nossa carreira. Veio para coroar o finalzão de ano, em um 2022 de muitas conquistas.
— Ele é uma referência muito grande como artista, uma grande inspiração. Só tenho a agradecer — completa Maiara.
O sentimento de gratidão é compartilhado por Lucy Alves, que fez sua estreia na TV como participante do The Voice Brasil e vive agora o melhor momento de sua carreira desde então, interpretando pela primeira vez uma protagonista de novela — no horário nobre, ainda por cima. Para ela, a participação no Especial Roberto Carlos é a coroação desta boa fase.
— Não tenho do que reclamar de 2022. Foi um ano muito bom para mim, profissional e pessoalmente. Fechar participando do Especial Roberto Carlos é demais, né? Quando ele me convidou, eu zerei a vida — comemora a atriz e cantora. — É um marco por tudo o que ele representa. Estar ao lado de um cara que foi precursor de tantos movimentos musicais, tão importante para a nossa história da música, um artista que inspira por ser compositor, por estar na ativa até hoje, por embalar nossa vida com tantas canções... Eu estou muito, muito, muito feliz — diz ela, que cantará com o Rei Como Vai Você e De Volta pro meu Aconchego.
Luiz Carlos, vocalista do Raça Negra, subirá ao palco para interpretar a canção É Tarde Demais, sucesso do grupo, e O Portão, clássica de Roberto Carlos que boa parte do público pode achar que se chama Eu Voltei. Se dependesse do convidado, porém, a música que entraria no setlist do dueto seria Detalhes, a preferida dele entre o repertório do Rei.
Na letra, Roberto Carlos avisa à ex que se um dia um outro cabeludo aparecer pela rua e a fizer sentir saudades, a culpa é dela. E deixa claro: nem adianta tentar esquecê-lo, porque até os menores detalhes da relação dos dois parecerão grandes demais para serem esquecidos. No fim das contas, é uma outra forma de expressar aquilo que o Raça Negra resume em Tarde Demais: "Hoje é você quem está sofrendo, amor".
A semelhança não é vã, pois, conforme Luiz Carlos, a musicalidade do Rei foi uma das principais referências para a criação do grupo, em 1983:
— O Raça Negra tem uma maneira de tocar que muita gente estranhou na época, e foi isso: uma mistura de Roberto Carlos com Jorge Ben Jor e Martinho da Vila. O romantismo do Roberto ficou na nossa mente até hoje, e o Raça Negra tem tudo a ver com ele.
Quem também tem tudo a ver com o Rei é Erasmo Carlos, o eterno Tremendão, que faleceu em novembro deste ano. Parceiros na música e na vida, amigos de fé e irmãos camaradas, a relação dos dois será reverenciada durante o Especial, que tinha na participação de Erasmo uma tradição à parte. Na edição do ano passado, ele dividiu o palco com Roberto para um número musical. Assim fez em muitas outras edições do show protagonizado pelo amigo. Nesta, estará presente pelos versos de Amigo, interpretada pelo Rei em sua homenagem.
Um áudio enviado por ele a Roberto Carlos, falando sobre música e a amizade dos dois, será reproduzido na introdução da música. Vai ser um momento para emocionar e acalentar os corações do público, do Rei e de todos os que ainda sentem as enormes perdas que teve a música brasileira neste ano que chega ao fim.