O público já embarcou em 1899, a nova série dos criadores de Dark. Lançada em 17 de novembro, a produção vem repetindo o sucesso de sua antecessora e, nesta segunda-feira (28), permanece no Top 10 das mais assistidas da Netflix.
A trama, porém, não é das mais fáceis de entender. Assim como Dark, o roteiro do tipo "quebra-cabeças" dá voltas e voltas, apresentando pistas, símbolos e informações incompletas que só se encaixam no final.
Para ajudar o espectador nesta jornada, GZH reúne a seguir as informações do primeiro episódio, nas quais vale a pena ficar de olho ao longo da temporada. Como o cerne da série está nos segredos guardados pelos passageiros dos navios Kerberos e Prometheus, a lista é dividida em personagens.
Quem é quem em 1899
A médica sem memória
Interpretada pela inglesa Emily Beecham (que recentemente foi vista no live-action Cruella), Maura Franklin é a protagonista de 1899. É ela quem ilustra o pôster da série e é a partir de seu ponto de vista que acompanhamos os outros mistérios da trama.
Não que a trama da própria Maura não seja repleta de mistérios. Ela se apresenta aos outros passageiros como uma médica que estuda o cérebro humano (apesar de, por ser mulher, não poder colocar a profissão em prática) e que está viajando sozinha. Por meio de flashes de consciência, porém, vemos que ela passou por acontecimentos sombrios — que não sabemos se têm a ver com seu passado, se são alucinações ou se ocorreram em uma realidade paralela.
A primeira cena da série dá algumas pistas sobre o que a personagem esconde. Ela surge sendo arrastada por um corredor de hospital enquanto vê um vulto, a quem chama de pai. Maura grita que sabe o que viu e repete que não é louca.
— O que você fez com meu irmão? Onde está meu irmão? Ele estava no Prometheus. Ele descobriu o que você fazia nos navios. Por que eu não me lembro? O que você fez com a minha memória? — exclama, antes de ser trancada em uma sala.
Essa sala, por sinal, tem o mesmo número que a cabine de primeira classe do Kerberos na qual ela acorda na cena seguinte: 1011. Visivelmente confusa, ela se senta na cama e repara que está com os pulsos machucados, como se estivessem sido amarrados.
Maura acha no quarto um envelope, no qual está escrito "Henry" de um lado e "O que está perdido será encontrado" do outro. Ao abrir a carta, há um bilhete: "Descobri o que nosso pai fazia. Me encontre em Nova York e não confie em ninguém. Seu irmão".
Ao longo do episódio, há mais flashes. A certa altura, ela diz a Ada, uma menina da terceira classe do navio, que não pode ter filhos, o que desencadeia imagens da sombra de seu pai no hospital, mãos amarradas, uma injeção no pescoço, uma pirâmide escura e duas mãos se tocando, enquanto um casal se beija.
O capitão traumatizado
O alemão Andreas Pietschmann, que foi a versão adulta de Jonas em Dark, é quem dá vida a Eyk, o capitão do Kerberos. As cicatrizes em seu rosto demonstram que ele passou por poucas e boas — assim como o fato de ele manter uma arma em sua gaveta e beber, com certa frequência, de uma garrafa que aparentemente contém bebida alcoólica.
Outro detalhe importante sobre o personagem é uma foto de família que fica na cabine de comando. A imagem mostra o capitão posando com a esposa e três filhas.
A socialite fofoqueira
Virginia Wilson é interpretada pela britânica Rosalie Craig. Logo que Maura vai tomar café da manhã no navio, é ela quem introduz alguns dos outros personagens — preenchendo os requisitos de "vizinha fofoqueira" do Kerberos.
Um detalhe intrigante é que, nesta cena, a personagem levanta a taça para beber e todos os outros passageiros presentes no restaurante fazem o mesmo. A exceção é Maura.
De concreto, no primeiro episódio, ficamos sabendo poucas coisas sobre a Sra. Wilson. Ela diz apenas que costuma viajar sozinha e é julgada por isso. Lá pelo meio do capítulo, ela vai até o quarto de Ling Yi e Yuk Je (que serão apresentadas abaixo), e dá ordens a elas, com quem aparentemente compartilha um segredo.
Casamento arranjado
Também no restaurante, conhecemos o casal francês formado por Lucién e Clémence (interpretados pelo belga Jonas Bloquet e pela francesa Mathilde Ollivier). Os dois são recém-casados, mas aparentemente não se dão bem. Na metade do episódio, os dois têm uma cena de sexo desagradável, na qual se desentendem e fica claro que o casamento é arranjado, por pressão dos pais de Clémence.
Outro detalhe importante é que Lucién frequentemente toma doses de um frasco que se parece com um remédio — o qual esconde da esposa.
Espanhóis em fuga
Outros membros da primeira classe são Ramiro (interpretado pelo português José Pimentão) e Ángel (Miguel Bernardeau, o Guzmán de Elite). Eles aparentemente são irmãos, sendo que o primeiro veste roupas de padre.
Durante o episódio, Ángel vai até a terceira classe atrás de Krester (que será apresentado mais adiante). Lá, ele tenta seduzir o garoto, elogiando-o e oferecendo a ele um cigarro.
Mais tarde, na cabine que divide com Ramiro, eles têm uma conversa sobre um deles ser uma ovelha e o outro um lobo — e, a julgar pelo que vimos até aqui, Ángel tem bem mais postura de predador.
No fim do episódio, um detalhe interessante: quando está com medo, Ramiro fala em português.
Chinesas ou japonesas?
Completando o grupo da primeira classe estão Ling Yi e Yuk Je. No restaurante, as duas falam em cantonês, um dialeto da China, mas Ling Yi veste uma roupa de gueixa japonesa. Elas demonstram desconforto com as regras do navio e Yuk Je reforça que elas precisam fingir costume.
Na cabine, fica claro que elas estão fingindo ser japonesas. As duas recebem uma visita da Sra. Wilson, que manda elas não conversarem entre si. Elas concordam e, mais tarde, treinam japonês.
Essa família é muito unida…
Descendo aos aposentos da classe baixa no Kerberos, conhecemos a família dinamarquesa formada pelos pais Iben e Anker e seus três filhos: a pequena Ada, o jovem Krester, que tem uma enorme cicatriz no rosto, e Tove, que está grávida.
Pelo que vemos no primeiro episódio, a família está em conflito por conta de religião. Quando Tove sofre um problema com o bebê e Maura vai até lá ajudar, Iben fica incomodada com as ações da médica pois, segundo ela, isso estaria contrariando a vontade de Deus.
Ada, por outro lado, depois chama Maura em um canto e diz que sonha em ser médica como ela. Já Krester parece mais alinhado à mãe: como agradecimento, oferece à inglesa uma cruz.
Perdido na tradução
Também conhecemos as fornalhas de carvão do Kerberos, onde trabalha o polonês Olek. O personagem não consegue compreender os colegas, que falam em inglês, mas leva consigo um cartão postal de Nova York.
No episódio, ele atende ao pedido do capitão para se juntar a ele, Maura e outros tripulantes em uma visita ao Prometheus.
O sorrateiro
Quem também vai junto na comitiva até o Prometheus é o misterioso Jerôme, que fala francês. Ele surge sorrateiramente no navio, vestindo trapos e de pés descalços, até encontrar e vestir roupas de um tripulante. Antes de ser chamado para visitar o outro navio, ele encontra Olek, que dá a ele algo para comer.
O homem do besouro
A companhia de navegação bem que tentou avisar o capitão que era melhor afundar o Prometheus e seguir o baile. Mas ele insistiu em ir até lá e acabou pagando para ver. Depois da visita, coisas estranhas começaram a acontecer a bordo do Kerberos.
Uma dessas coisas é a chegada de um homem, que aparentemente veio nadando do outro navio. Todo molhado e usando um sobretudo que não parece ser de época, ele vai até a primeira classe e para diante da cabine 1011 (a de Maura) e depois se dirige à porta ao lado, de número 1013. Ali, ele solta um besouro esverdeado no chão, que passa debaixo da porta, abrindo-a.
O menino esquisito
O grande mistério do episódio é um menino esquisito que a comitiva do Kerberos encontra no Prometheus. As circunstâncias do encontro não poderiam ser mais estranhas: em um navio que estava perdido em alto mar havia quatro meses, e que foi encontrado completamente vazio, com seus móveis todos revirados, o garoto surge dentro de um armário que, para piorar, está trancado por fora.
Ao dar de cara com os outros passageiros, o menino sai do armário, caminha silenciosamente até Maura, estende as mãos e entrega a ela uma pirâmide negra. É neste clima de "o que diabos está acontecendo aqui?" que os créditos sobem e o espectador é convidado a embarcar nos episódios seguintes de 1899.