Lady Glenconne, amiga de infância da falecida rainha Elizabeth II, fez duras críticas à série The Crown, que retrata aspectos da vida da família real e é exibida pela Netflix. Em entrevista concedida à rádio BBC, a inglesa disse que a obra é "pura fantasia" e que desrespeitava a história e o legado dos familiares da monarca.
De acordo com a amiga de Elizabeth, um dos principais problemas é que muitas pessoas acreditam que tudo que é exibido na série realmente aconteceu.
— Isso me deixa com muita raiva. O problema é que as pessoas, especialmente nos Estados Unidos, acreditam completamente nisso — disse a inglesa, que foi dama de honra na coroação da monarca, em 1953.
Lady Glenconne também revelou que já assistiu à série, mas que não conseguiu continuar porque sabia que muito do que era contado nunca realmente aconteceu.
— É tão irritante. Não assisto a The Crown agora porque me deixa com muita raiva. E é muito injusto com os membros da família real — opinou.
Na entrevista, a amiga da monarca disse que a cena que mais a desagradou na série até o momento ocorreu na segunda temporada. Em um dos episódios, o príncipe Philip, marido de Elizabeth, é apontado como um dos responsáveis por fazer com que sua irmã, a princesa Cecília, pegasse o voo que resultou em sua morte, devido a um acidente aéreo em 1937. Segundo a inglesa, isso a irritou porque é "totalmente falso".
— Foi uma mentira. E acho que dizer algo assim sobre as pessoas dói muito. Ninguém quer que seus relacionamentos sejam destruídos assim — opinou ela.
A inglesa também desmentiu uma história contada na terceira temporada da série. Em um dos episódios, a princesa Margaret, irmã de Elizabeth, flerta com o então presidente norte-americano Lyndon B. Johnson, em 1965. Segundo Lady Glenconne, isso nunca aconteceu.
Apesar das acusações da inglesa contra a Netflix, representantes da plataforma já se pronunciaram algumas vezes e alegaram que o programa é um drama fictício que se baseia em alguns fatos reais e históricos.
Contribuição com a série
Lady Glenconne foi dama de companhia de Margaret durante 30 anos. Por conta desses anos ao lado dela, a atriz Helena Bonham Carter, que interpreta a irmã de Elizabeth nas temporadas três e quatro, chegou a procurá-la para pedir informações sobre como a princesa agia e se comportava.
— Ela veio por cerca de duas horas. Disse a ela como a princesa Margaret fumava, como ela andava — relembrou.
Segundo a amiga de Elizabeth, depois desse dia, ela se encontrou novamente com Helena, que lhe perguntou o que ela estava achando da atuação dela na série. Como resposta, Lady Glenconne disse que estava muito decepcionada. Na sequência, a artista teria tentado se justificar ao dizer que era apenas uma atriz que apenas estava seguindo o que os roteiristas escreveram para ela.
Vale lembrar que Helena foi substituída na quinta temporada pela atriz Lesley Manville. A nova leva de episódios estreou no início deste mês na Netflix. Os demais capítulos também continuam disponíveis na plataforma de streaming.