Atenção! O texto abaixo contém spoilers!
Um letreiro avisa logo no início de House of the Dragon: 172 anos separam os acontecimentos do primeiro episódio e o nascimento de Daenerys Targaryen, a princesa cuja jornada para reconquistar o Trono de Ferro foi mostrada ao longo das oito temporadas de Game of Thrones.
Na primeira temporada da série derivada, que terminou de ser exibida no domingo (23), acompanhamos o início da chamada Dança dos Dragões, guerra de sucessão empreendida por Rhaenyra contra seu meio-irmão mais novo, Aegon II, pelo direito de suceder seu pai, mesmo sendo mulher. A disputa, porém, ocasionou na morte de grande parte da família, destruiu um pedaço do continente, gerou uma série de revoltas e, o mais grave, extinguiu todos os dragões vivos.
Conforme mencionou a própria Daenerys, esse foi o início do fim dos Targaryen. No livro Fogo e Sangue, George R.R. Martin descreve que, no período entre o provável fim de House of the Dragon e o início de Game of Thrones, a família governou em meio a instabilidades como a Conquista de Dorne, a Grande Praga da Primavera e as Rebeliões Blackfyre.
Como vimos na série original, Aerys II foi o último Targaryen a governar os Sete Reinos. Depois disso, seus filhos sobreviventes, Daenerys e Viserys, tiveram que se exilar em Essos. Paralelamente, seu primogênito, Rhaegar, deixou um herdeiro que só foi revelado na última temporada de Game of Thrones. Jon Snow, portanto, é o último membro da família de quem temos conhecimento.
Mas afinal, qual a relação entre as princesas protagonistas de House of the Dragon e Game of Thrones? Buscando ilustrar as sete gerações que separam Rhaenyra e Daenerys, GZH produziu uma árvore genealógica da família Targaryen entre as duas princesas.
A imagem traz a linhagem que sobreviveu à Dança dos Dragões (portanto, reforçamos o aviso de spoilers) acompanhada de fotos dos personagens que já conhecemos. E, sim, é comum os membros da família se casarem entre si.
Aqui, vale uma observação: Rhaenyra e Daenerys foram as únicas mulheres Targaryen que chegaram a ser rainhas, ainda que por um curto período. Portanto, mesmo que a linhagem da protagonista de House of the Dragon tenha prevalecido após a Dança dos Dragões, a tradição patriarcal seguiu vigente na sucessão da coroa.
*Produção: Mariana Barcellos