Ambientada mais de cem anos antes de Game of Thrones, época anterior à extinção dos dragões em Westeros, House of the Dragon se atém justamente à família que conseguiu domar esses animais: os Targaryen. Nesta primeira temporada, pudemos conhecer dragões de espécies, cores e tamanhos bem diferentes de Drogon, Rhaegal e Viserion, os "filhos" de Daenarys que vimos no seriado original.
No total, 10 dragões já apareceram em cena na série. Conforme adiantou o cocriador Ryan Condal, até o final de House of the Dragon, esse número deve chegar a 17.
A seguir, GZH reúne todos os dragões da primeira temporada, por ordem de aparição:
Syrax
Logo no início do primeiro episódio, vemos Syrax sobrevoando Porto Real com sua dona, Rhaenyra Targaryen. O animal tem tons dourados e parece jovem, assim como a princesa. No oitavo episódio, o dragão põe três ovos de dragão, o que indica que trata-se de uma fêmea.
No livro Fogo e Sangue, de George R.R. Martin, que serve de base para House of the Dragon, consta que a herdeira ao trono se tornou uma montadora de dragões aos sete anos de idade. Syrax tem esse nome por conta de "uma deusa da antiga Valíria” e é descrita como uma "fera enorme e formidável", embora não seja o maior dos dragões Targaryen.
Caraxes
Também no primeiro capítulo, conhecemos Caraxes, montado por Daemon Targaryen. De tom vermelho e aparência semelhante a um lagarto, o animal é apelidado de "Blood Wyrm", ou "Serpente Sangrenta", em português.
No livro de Martin, Caraxes é descrito como uma “besta vermelha magra” e “o mais feroz de todos os jovens dragões no Fosso dos Dragões”. Antes do dono atual, ele pertenceu ao príncipe Aemon Targaryen, tio de Daemon e Viserys.
Seasmoke
No terceiro episódio, vemos de relance o dragão Seasmoke, de Laenor Velaryon, quando os dois estão sobrevoando a guerra na região dos Degraus. Em Fogo e Sangue, Seasmoke é descrito como um “animal cinza pálido que foi o orgulho e a paixão" de seu dono.
No final do episódio sete, Laenor foge de Westeros com seu amante, Sor Qarl. Até agora, não ficou claro qual será o destino de Seasmoke.
Meleys
Meleys é o dragão fêmea de Rhaenys Targaryen. Ela aparece pela primeira vez no quinto episódio, e no nono irrompe do fosso dos dragões em grande estilo em uma das cenas mais marcantes da temporada.
No livro de Martin, Meleys é descrita como pertencente à mesma espécie de Caraxes e é apelidada de Rainha Escarlate por sua dona, por conta de suas escamas em tons vermelhos. O animal anteriormente foi da mãe de Viserys, a princesa Alyssa Targaryen.
Vermax
O jovem dragão Vermax aparece no sexto episódio, sendo domado por seu dono Jacearys Velaryon no Fosso dos Dragões. Na ocasião, os dois estão treinando o famoso "dracarys".
Dreamfyre
Dreamfyre surge brevemente no sexto episódio de House of the Dragon quando Aemond entra no Fosso dos Dragões e toma um susto do animal.
Em Fogo e Sangue, Dreamfyre é descrita com coloração prateada e azul e é conhecida por ter botado muitos ovos ao longo da vida. No episódio 2 da série, é mencionado que Daemon roubou um de seus ovos para provocar o irmão. Há, inclusive, teorias de que os dragões de Daenarys seriam descendentes de Dramfyre.
Vhagar
Também no episódio seis, conhecemos o dragão mais impressionante de House of the Dragon até aqui. Trata-se de Vhagar, o animal mais antigo e mais feroz de Westeros, que chegou ao continente junto com Aegon, O Conquistador.
Na série, Vhagar motiva um desentendimento entre a família. Ela pertencia a Laena Velaryon mas, após a morte da dona, é reivindicada por Aemond Targaryen. A cena foi celebrada por fãs nas redes sociais:
Sunfyre
Ainda não conhecemos oficialmente Sunfyre, mas o dragão aparece de longe no sétimo episódio. Em Fogo e Sangue, o animal pertence a Aegon II, filho mais velho de Viserys e Alicent, e é chamado de “o dragão mais bonito já visto no mundo conhecido”.
Vermithor
Velho dragão que pertenceu ao rei Jaeherys Targaryen, que precedeu o Viserys, Vermithor aparece pela primeira vez no décimo episódio, quando Daemon o encontra em uma caverna e canta em Alto Valiriano como forma de fazê-lo se juntar ao lado de Rhaenyra.
Nos livros de Martin, Vermithor é descrito como bronzeado e um dos maiores dragões vivos — apenas menor do que Vhagar. Ele tem quase cem anos quando a Dança dos Dragões começa.
Arrax
O jovem dragão Arrax aparece no último episódio da temporada, com seu dono, Lucerys Velaryon, que o monta para ir até Ponta Tempestade. Porém, no caminho de volta — alerta de spoiler — os dois são mortos por Vhagar.