No ar há mais de 10 anos no programa Irmãos à Obra, exibido no Discovery Home & Health e na plataforma Discovery+, os gêmeos Drew e Jonathan Scott passaram por altos e baixos até alcançarem o sucesso. E bota sucesso nisso: além de estrelarem o programa, eles têm uma produtora audiovisual, investem em outros negócios e faturam bilhões só com a venda de produtos para o lar.
Antes de serem astros do mundo imobiliário, porém, os irmãos passaram por muitas outras profissões e alguns perrengues. Apesar disso, sempre tiveram um pé no mundo das reformas, algo que começou lá na infância deles.
A história dos Irmãos à Obra
Empreendedorismo na infância
Drew e Jonathan Scott são filhos de um dublê e de uma assistente legal em um escritório de advocacia. O empreendedorismo começou logo na infância. Aos sete anos, eles começaram produzir cabides decorados com náilon e passaram a vendê-los de porta em porta na vizinhança. Assim, eles conheceram uma mulher, dona de uma cadeia de lojas de decoração no Japão, que encomendou milhares de peças, rendendo milhares de dólares aos pequenos.
Perrengues
O caminho até a televisão começou na juventude, quando Drew buscava uma carreira de ator e Jonathan, de mágico. No entanto, como eram estudantes e artistas iniciantes, começaram, por conta própria, a comprar casas e renová-las para ter algum lucro na época da faculdade.
Foi aí que surgiu o negócio dos irmãos, ainda que para sustentar outros sonhos. Tanto que, ao mesmo tempo, eles ainda faziam bicos de palhaço, ajudantes de garçom, seguranças de shopping, gerentes de loja, designer de websites e comissários de bordo em uma empresa aérea startup.
Os muitos empregos dos irmãos também foram consequência de um golpe que Jonathan levou de um suposto amigo. O rapaz, outro mágico, alugou alguns objetos que Jonathan usava para fazer um show de mágica, mas acabou roubando as peças, deixando uma dívida de dezenas de milhares de dólares. Isso fez com que Jonathan precisasse declarar falência na época. Mais tarde, ele venceu o colega na Justiça e recuperou seu prejuízo.
Os dois também foram em busca de se profissionalizar na área: ambos conseguiram licença para serem corretores de imóveis e Jonathan estudou para se tornar empreiteiro. Sempre de olho no mundo do entretenimento, fundaram uma produtora de filmes com o irmão mais velho, James, conhecido como JD.
Das telas aos lares
Inicialmente, Drew tentou o sucesso sozinho na TV, em um reality show de corretores de imóveis. A ideia de estrelar um programa com Jonathan veio em 2009, quando produtores do canal de televisão descobriram que ele tinha um gêmeo que também atuava na área. Irmãos à Obra estreou na televisão canadense em 2011 e, com o sucesso, logo passou a ser transmitido nos Estados Unidos e em outros países.
O programa foi um sucesso e logo vieram derivados como Irmãos à Obra: O Duelo, Irmãos à Obra: Compra e Venda e Irmãos à Obra: Lar Sempre Lar. O formato também foi vendido para outros países, como no caso de Celebrity IOU, que no Brasil, virou o programa Te Devo Essa!, exibido pelo SBT.
No setor de entretenimento, a Scott Brothers Entertainment está atualmente produzindo 13 programas de televisão. Entre eles, os que são protagonizados pelos gêmeos e outros projetos em que eles atuam apenas nos bastidores, como Trixie Motel, um reality em que a drag queen Trixie Mattel compra e reforma um motel decadente.
Hoje, além da produtora, os irmãos são donos da marca de itens domésticos Scott Brothers Global. Eles têm linhas de móveis, colchões, quadros, itens de cozinha e bar e tapetes. Os dois também têm a empresa Scott Living, com itens como papéis de parede, lareiras elétricas e utilidades. Em menos de 10 anos de atuação neste mercado, Drew e Jonathan já acumulam mais de US$ 2 bilhões em vendas, o equivalente a mais de R$ 10 bilhões.