A RBS TV lançou nesta terça (11) a campanha que antecipa as comemorações pelo seu aniversário de 60 anos, celebrado oficialmente no dia 29 de dezembro. A ação reforça a conexão histórica da emissora com a vida dos gaúchos por meio de um vídeo especial, veiculado pela primeira vez no Jornal do Almoço, além de peças para jornal, rádio, digital e ações de comunicação para público interno e mercado.
Tudo que impacta a vida dos telespectadores do Rio Grande do Sul passa pela tela da RBS TV. Há 60 anos, a emissora busca ser um espelho do Estado para os gaúchos: as atrações entram diariamente nos lares de quem é daqui, com as principais notícias do Rio Grande do Sul, do país e do mundo e conteúdos de entretenimento.
Essa conexão com o público pode ser medida por números: cerca de quatro milhões de telespectadores são alcançados por dia no Estado cobrindo 98,5% da população do RS. A presença da RBS TV também é forte no interior do Estado, com blocos de notícias apresentados diretamente das regiões Centro-Oeste, Norte e Noroeste, Zona Sul, Vales e Serra.
O vínculo da emissora com todos os cantos do Rio Grande do Sul também norteia o posicionamento de marca traduzido no conceito "Bem pra ti". Os líderes e comunicadores da RBS TV estão presentes nas principais iniciativas que movimentam o Estado. Somente neste ano, o Jornal do Almoço foi transmitido de Caxias do Sul (Festa da Uva), Não-me-Toque (Expodireto), Soledade (Exposol), Santa Rosa (Fenasoja), Venâncio Aires (Fenachim), Pelotas (Fenadoce), Bento Gonçalves (Expobento e Fenavinho), Carlos Barbosa (Festiqueijo) e Esteio (Expointer), além de ter visitado Santa Maria, Alegrete, Canela e Pelotas, em função do aniversário das cidades.
Passado e futuro
Em dezembro de 1962, a parceria entres os irmãos Jayme e Maurício Sirotsky Sobrinho, junto com outros sócios, resultou na fundação da TV Gaúcha, canal 12 de Porto Alegre. Apenas cinco anos depois, a emissora afiliou-se à Rede Globo e, em 1972, realizou para todo o Brasil a primeira transmissão a cores, diretamente da Festa da Uva de Caxias do Sul. A denominação RBS TV (Rede Brasil Sul de Televisão) passou a ser usada somente em 1979. Em 2008, a RBS TV levou ao ar seu primeiro programa produzido em alta definição. A expansão digital da emissora foi concluída em 2014.
Com o compromisso de seguir inovando e apostando na qualidade, o Grupo RBS anunciou um investimento de R$ 70 milhões na modernização dos parques tecnológicos de rádio e televisão, no desenvolvimento de produtos e em digital até 2024. O aporte deve intensificar a conexão da empresa com as principais tendências para o futuro do setor, fazendo a ponte entre tradição e modernidade.
— Temos um compromisso diário com os nossos públicos, fazendo esporte, entretenimento e jornalismo de maneira ética e responsável. A RBS TV construiu ao longo destes 60 anos uma relação de carinho e proximidade com todos e fortalece esta conexão já de olho no futuro. Seja na televisão, em outras telas ou mesmo no contato direto com o público. Sabemos dos desafios que temos pela frente, com todas as mudanças e transformações que a TV enfrenta, mas temos a certeza de que construiremos este novo caminho ao lado de todos os gaúchos — afirma Ellen Appel, gerente-executiva de Jornalismo da RBS TV.