História com entretenimento e reflexão: é o que o canal pago History Channel promete em setembro, durante sua programação especial em alusão ao bicentenário da Independência do Brasil.
As novidades têm início já nesta quinta-feira (1º), com a estreia, às 23h, de Dicionário da Independência. Apresentada pelo jornalista Eduardo Bueno, a produção traz episódios de três minutos de A a Z sobre aspectos do 7 de Setembro: “A de assinatura nos tempos da Independência do Brasil”, “B de bandeira”, e assim por diante.
Há mais estreias na segunda-feira (5/9). Às 21h10min, tem início Aqui Tem História, com oito episódios sobre a influência dos 200 anos de Independência na culinária brasileira, apresentados pelo historiador Thiago Gomide e pela jornalista especialista em gastronomia Patrícia Ferraz.
A partir das 23h05min, é a vez de Insurgentes. Com cinco episódios, a série apresentada por Ricardo Carvalho narra cinco revoltas populares nordestinas que também deixaram sua marca na história do país: a Balaiada no Maranhão, a Insurreição Pernambucana, a Sabinada na Bahia, a Cabanada em Alagoas e Pernambuco, e a Batalha dos Jenipapos, no Piauí.
Enquanto isso, B de Brasil, também conduzida por Eduardo Bueno, estreia de fato no dia da Independência, 7 de setembro, às 23h05min. Combinando entrevistas com cenas dramatizadas, o programa em quatro partes apresenta um “lado B” da história, com fatos desconhecidos que levaram à ruptura do Brasil de Portugal em 1822.
No dia seguinte, quem comanda a faixa das 23h05min é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, apresentando a saga Inventores do Brasil. O foco está nos personagens-chave da história brasileira, desde Dom Pedro II e Joaquim Nabuco até Barão do Rio Branco e Getúlio Vargas.