Um dos participantes mais emblemáticos da edição deste ano de No Limite, Matheus Pires divulgou um comunicado em suas redes sociais informando que foi diagnosticado com varíola dos macacos. Ele está internado e, por conta disso, não poderá comparecer à final do programa nesta quinta-feira (7).
"Por enquanto ele se encontra estável e, assim que puder, vem aqui explicar tudo para vocês", diz o texto, publicado no perfil do Instagram do diretor pedagógico.
O comunicado, assinado pela equipe do ex-participante, também pede apoio de seus fãs. "Pedimos a todos que mandem energias positivas para que ele se recupere o quanto antes e logo possa estar de volta".
Matheus Pires foi o 12º eliminado de No Limite, destacou-se por sua estratégia e se tornou um dos queridinhos do público. Logo no primeiro episódio, ele assumiu para o público que iria criar "um personagem" para tentar fugir da eliminação e não se importou de manipular os colegas e inventar mentiras — tudo com o aval dos espectadores, que estavam a par dos "trambiques" do participante.
Quais os sintomas da varíola dos macacos?
Os sintomas são semelhantes, em menor escala, aos observados em pacientes antigos de varíola: febre, dor de cabeça, dores musculares e dorsais durante os primeiros cinco dias. Depois, aparecem erupções — no rosto, palmas das mãos e solas dos pés —, lesões, pústulas e finalmente crostas.
Como é transmitida?
A infecção nos casos iniciais se deve ao contato direto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou membranas mucosas de animais infectados. A transmissão secundária, de pessoa para pessoa, pode ser resultado do contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias, lesões na pele de uma pessoa infectada ou objetos recentemente contaminados com fluidos biológicos ou materiais das lesões de um paciente.