Estelle Harris morreu neste sábado (2), aos 93 anos. A atriz era conhecida por ter interpretado Estelle Constanza, a mãe de pavio curto de George, em Seinfeld, e também por ter dublado a Sra. Cabeça de Batata na franquia Toy Story.
A atriz morreu de causas naturais na Califórnia, Estados Unidos, dois dias antes de seu aniversário. Ela deixou três filhos, três netos e um bisneto.
"É com grande pesar e tristeza que anuncio que Estelle Harris faleceu esta noite às 18h25min", comunicou seu filho, Glen Harris ao site Deadline. "Sua bondade, paixão, sensibilidade, humor, empatia e amor eram praticamente incomparáveis, e ela fará muita falta a todos que a conheceram", seguiu.
Jason Alexander, que interpretou o filho de Estella em Seinfeld, também lamentou a morte da atriz. "Uma das minhas pessoas favoritas se foi, minha mãe da TV, Estelle Harris. A alegria de brincar com ela e saborear sua risada gloriosa foi um deleite. Eu te adoro, Estelle. Amor à sua família. Serenidade agora e sempre", compartilhou.
Nascida em 4 de abril de 1928, na cidade de Nova York, ela cresceu na cidade e mais tarde no subúrbio de Tarentum, Pensilvânia, em Pittsburgh, onde seu pai era dono de uma loja de doces. A atriz começou a explorar seus talentos cômicos em produções do ensino médio, onde percebeu que "poderia fazer o público ficar histérico", como disse à revista People em 1995.
Foi só quando seus três filhos estavam mais crescidos que Estelle iniciou sua carreira artística, já beirando os 50 anos de idade. Eventualmente, ela começou a aparecer em papéis de convidada em programas de TV, incluindo a comédia Night Court, e em filmes como o épico Era uma Vez na América, de 1984, do diretor Sergio Leone.
Sua estreia em Seinfeld veio em um dos episódios mais celebrados do programa: o vencedor do Emmy de 1992 The Contest, no qual os quatro personagens centrais desafiam uns aos outros a se absterem de fazer o que é artisticamente descrito apenas como "isso".
Como a matrona de classe média Estelle Costanza, a atriz colocou uma marca memorável em seu papel recorrente na comédia dos anos 1990. Com sua voz aguda e atitude arrogante e humorística, ela era um arquétipo de indignação materna. "Ela é a mãe que todo mundo ama, mesmo sendo uma dor de cabeça", disse ela ao Pittsburgh Post-Gazette em 1998.
Depois que as nove temporadas de Seinfeld terminaram em 1998, Estelle continuou a aparecer no palco e nas telas. Ela dublou a Sra. Cabeça de Batata no blockbuster animado de 1999 Toy Story 2 e interpretou a personagem Muriel no popular seriado do Disney Channel Zack & Cody: Gêmeos em Ação, entre outros.