Se enquetes extraoficiais sobre o paredão deste domingo (10) no Big Brother Brasil 22 estiverem corretas, a participante a se despedir da chance de levar R$ 1,5 milhão nesta noite será a cantora, atriz e apresentadora Linn da Quebrada. No termômetro, a artista varia entre 60 e 76% das intenções de voto, com Gustavo e Eliezer dividindo entre si o restante dos votos e sem aparentar verdadeiro risco de serem os eliminados.
Como isso ocorreu? O caminho da sister rumo à eliminação começou na noite de sexta-feira (8), com a formação de uma berlinda fora de hora. Líder da semana, o ator Douglas Silva foi quem indicou Lina, justificando que, apesar de qualquer laço de amizade, os dois estão em lados opostos do jogo:
— Eu vou mandar essa pessoa ao paredão porque nessa altura do jogo infelizmente não dá para ficar jogando com o coração. A gente já declarou um antagonismo e conseguimos separar muito bem nossa relação de amizade e de jogo aqui dentro da casa — declarou.
Enquanto isso, Elizer acabou indicado pela casa e, com direito a contragolpe, puxou Gustavo para o paredão. A disputa entre os três acabou gerando uma ruptura nas redes sociais de lá para cá, com parte do público defendendo a saída de Eliezer, parte a saída de Lina.
Antagonismo contra "os verificados"
Mas por que essa discussão não se traduz em uma disputa mais acirrada nas enquetes do BBB? O próprio público responde: a torcida de Lina estaria concentrada em perfis com maior número de seguidores, entre famosos e influenciadores, nas redes sociais. Enquanto isso, a torcida contra ela seria maior, porém entre aqueles que tem menos repercussão dentro das redes.
A situação foi colocada por essas pessoas como uma luta contra "os verificados": "Chegou o nosso momento contra os verificados. #ForaLinna", diz um meme recorrente nas publicações de famosos que questionam a possível saída da cantora. Como eles lembram, uma vez que a votação oficial no Gshow não tem limite de participação, ganha a torcida que passa mais tempo votando.
Como dizia o antigo apresentador Tiago Leifert, é a "tendinite" que decide as berlindas, não o número de curtidas em redes sociais.
Fama de traidora
Mas por que a rejeição a Linn da Quebrada? Inicialmente uma das favoritas dentro do reality, Lina perdeu parte da simpatia do público ao indicar Paulo André ao paredão quando foi líder. A ação foi vista por muitos como uma traição, porque dias antes, o próprio atleta e dois de deus aliados, Douglas Silva e Pedro Scooby, haviam desistido da prova de resistência para que a cantora fosse a líder.
Apesar de ter conversado com os meninos sobre a possibilidade de indicar um deles, já que Arthur Aguiar seria imunizado pelo próprio Paulo André, o velocista ainda se incomodou com a justificativa que a líder usou no programa ao vivo, classificando um dos argumentos como "jogada suja":
— Não quero me precipitar nas palavras... ela jogou sujo! Ela justificou que eu tirei duas pessoas do VIP, mas, na hora, ela mesma riu da situação — disparou PA, relembrando o castigo do monstro da semana, que enviou Lucas e Eslovênia para a xepa.
Fator Arthur Aguiar
Mesmo fora do paredão, o ator Arthur Aguiar parece ser um dos protagonistas do final de semana. Um dos grandes favoritos ao título dessa edição, o artista conta com uma numerosa torcida nas redes sociais, identificada como "a padaria" — em referência ao gosto que o brother demonstrou por comer pão desde o início da temporada.
Estes fãs de Arthur estariam focados em eliminar Lina neste domingo tanto pelo alinhamento do participante com Douglas Silva (que indicou a sister), quanto para eliminar uma possível concorrente ao título do BBB (segundo a narrativa dos fãs da cantora).
A situação vem sendo comparada à eliminação de Gil no BBB21, então um dos favoritos nas redes sociais, mas que ficou a mercê da muito mais numerosa e fanática torcida de Juliette, focada em passar longas horas votando dentro do Gshow.
Preconceito vs. "é do jogo"
Também existe uma discussão sobre o quanto a rejeição de Lina estaria relacionada ao fato da cantora ser uma travesti negra. Enquanto aqueles contra a cantora negam qualquer preconceito, afirmando se tratar apenas de uma decisão em relação ao jogo e à participação da sister dentro do reality, outros destacam que a artista representa uma causa maior e por isso deveria permanecer dentro do BBB.
Independentemente da discussão nas redes sociais, o resultado oficial deste paredão será conhecido no programa desta noite, no ar logo depois do Fantástico, na RBS TV. Enquanto a votação oficial ocorre pelo site do Gshow, é possível acompanhar resultados extraoficiais em GZH.
Quer receber as principais informações sobre Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.