Emoção, bom humor e informalidade, mas sempre com muita informação e serviço. Às vezes, com alguns imprevistos. Completando 50 anos neste domingo (6), o Jornal do Almoço, da RBS TV, coleciona momentos memoráveis. Seja em coberturas importantes, seja com alguma performance de Paulo Sant'Ana.
Alguns desses momentos poderão ser vistos no JA deste sábado (5), às 11h45min, que será especial. Apresentado ao vivo, o programa vai trazer um documentário dividido em quatro partes contando a história do programa – o que inclui personagens, momentos marcantes, relatos de bastidores e curiosidades.
A partir de segunda-feira (7), o telejornal irá exibir uma série de reportagens especiais chamada 50 anos de JA. O quadro abordará mudanças de comportamento, avanços tecnológicos, grandes coberturas e personalidades que passaram pelo programa durante suas cinco décadas. Também haverá um episódio sobre os fãs do telejornal. São oito reportagens, sendo duas por semana ao longo de março.
Mas, para ir aquecendo, relembre a seguir alguns momentos importantes ou curiosos do JA.
1972 - Estreia
O dia um. Em 6 de março de 1972, estreava o Jornal do Almoço pela TV Gaúcha. O telejornal tinha apresentação de Claudio Andara e Wilson Rivoire na parte de notícias, e Tânia Carvalho como responsável pela área de variedade.
1972 - Incêndio
Três meses após sua estreia, o Jornal do Almoço enfrentou a primeira adversidade. Um incêndio destruiu parte das instalações da TV Gaúcha, no Morro Santa Tereza, em 12 de junho de 1972. O JA passou a ser apresentado de um galpão até o estúdio ser reconstruído.
1976
Maria do Carmo assumiu a apresentação do Jornal do Almoço, onde ficaria até 1994.
1986
Lasier Martins substituiu Mendes Ribeiro como comentarista de política.
1989
Há muitas proezas folclóricas de Paulo Sant'Ana. Teve a vez em que ele simulou um desmaio com o título do Campeonato Brasileiro do Grêmio, em 1981. Em 1996, vestiu a camisa do Inter para cumprir uma promessa: se o colorado vencesse o Flamengo, ele usaria o manto do rival no programa. Teve o dia em que ele levou um peixe fresco para o estúdio, em 2007, quando o tricolor gaúcho eliminou o Santos na Libertadores. Há momentos mais sérios, como quando passou algumas horas vivendo como carroceiro pelas ruas de Porto Alegre, em 2008.
Enfim, o comentarista gerou muito entretenimento para o JA ao longo dos anos. Um dos momentos mais memoráveis foi a flauta que ele realizou em 1989: Sant'Ana se vestiu de baiana após o Bahia derrotar o Inter na final do Brasileirão, em 1989.
1992
A RBS contratou os serviços de uma empresa internacional de meteorologia. Surge a primeira moça do tempo no Jornal do Almoço, Analice Bolzan. Hoje, a função é exercida por Marcos Matos.
1993
O JA também é internacional: em 1993, chegou a ter duas edições apresentadas de Buenos Aires, na Argentina. Pela primeira vez, reuniu repórteres e apresentadores do RS e de Santa Catarina. Para a captação das imagens junto à Praça da Recoleta, o programa contou com auxílio de uma equipe da Telefe, principal rede de televisão argentina.
1996
A atual apresentadora do JA, Cristina Ranzolin estreou na ancoragem do programa.
1998
Lasier levou um choque em painel da Festa da Uva de Caxias do Sul. Anos depois, o episódio se tornaria meme na internet.
1999
Rosane Marchetti passou a dividir com Cristina a bancada do Jornal do Almoço, onde permaneceu até 2010.
2000
O quadro Diário de um Bebê passou a acompanhar durante um ano o crescimento do bebê Bruno, que nasceu na virada de 1999 para o ano 2000. O documentário que será exibido neste sábado irá mostrar por onde anda Bruno.
2008
O JA inaugurou um sistema digital de transmissão. Foi o primeiro programa gaúcho exibido em alta definição.
2019
No programa do dia 15 de julho de 2019, Cristina viralizou na web ao deixar o tablet cair. Em entrevista a GZH, ela relembrou o episódio:
— Foi bem no finzinho do programa, eu estava encerrando-o. Quando me virei, derrubei o tablet. Eu não tinha tempo para explicar, pois só tinha alguns segundos para a decisão que tinha que tomar. Eu não sabia se me abaixava e pegava o tablet e mostrava o que aconteceu, mas aí levaria um tempo e eu invadiria o espaço do Globo Esporte. Ao mesmo tempo, eu não podia ignorar porque todo mundo viu o que aconteceu. Só disse ali na hora que derrubei o tablet. Na mesma hora já tirei foto do tablet e publiquei nas minhas redes sociais. Não tinha intenção de esconder aquilo. Quando acontece alguma coisa, vamos em frente, não dá para querer esconder. Isso não pode, o programa tem que ter naturalidade, pois isso me dá credibilidade. "Cristina derrubou o tablet". Vamos lá, derrubei o tablet (risos).
2020
Na edição de 12 de novembro, exibido na RBS TV, Cristina revelou ao público que estava em tratamento contra o câncer de mama. Em um relato emocionado, ela contou que recebeu a notícia um dia depois de seu aniversário.
— Estou abrindo meu coração enquanto estou aprendendo a lidar com essa situação, entendendo como o meu organismo vai se adaptar com o tratamento que comecei há três dias. Não tive reações adversas, mal-estar, mas estou me observando. Por isso, vou ficar mais uns dias em casa, estou assimilando tudo isso com minha família — desabafou na ocasião. — Estou bem, levei um susto sim, mas não me apavorei. Confio nos meus médicos, nos tratamentos, na minha força pessoal e na minha fé em Deus. Isso tudo vai passar e logo estarei de volta.
E passou: a última sessão da quimioterapia de Cristina foi realizada em 3 de maio de 2021.