O jornalista Marco Matos, 29 anos, alimenta diariamente a vontade de encarar diferentes desafios na área. O mais inimaginável para ele, até agora, era assumir a previsão do tempo do Jornal do Almoço, na RBS TV, que é exatamente o que fará a partir desta segunda-feira (22). Por ser um assunto que sempre foi do seu interesse, ele encara o desafio com empolgação.
— Sempre foi algo que gostei de assistir nos telejornais, principalmente os da RBS. Desde 2006 não vemos um homem na função por aqui, então é uma mudança de perfil que me deixa bem animado. Saber do tempo é saber do amanhã — acredita Matos.
Formado em 2012 em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), instituto de sua terra natal, Matos foi contratado como repórter logo após o término da faculdade para a filial de Santa Cruz do Sul. De lá, passou por Lajeado, atuando em diferentes áreas, incluindo Esportes.
Após uma breve passagem pela afiliada da Globo em Maringá (PR), em 2015, o jornalista voltou para a RBS TV em 2016 justamente para a sua casa: Caxias. Ali, teve a chance de continuar falando sobre o tempo e tudo o que acontecia na região de forma muito íntima.
— Eu sempre tive esse sonho de trabalhar na minha própria cidade e contar histórias de locais que tinham um significado muito especial para mim — recorda Matos, que acabou transferido para a Capital pouco depois de um ano e meio, para reforçar a equipe de jornalismo nas eleições de 2018. Depois, não voltou mais.
Muito carismático, o caxiense é apaixonado pela profissão por sua possibilidade de contar novas histórias. As festas comunitárias e eventos sociais – como a Oktoberfest Santa Cruz do Sul e a Expointer – estão entre os locais em que mais gosta de apurar informações, já que permitem a proximidade com o público.
— Adoro lugar com bastante gente, porque acabamos falando com elas quando estão se divertindo, um momento muito prazeroso. Sempre gostei de mostrar a felicidade — reforça.
Prestes a estrear em uma função que o deixará mais tempo no estúdio, Matos vê essa mudança como uma chance de amplificar seu contato com os espectadores, que sempre mandam mensagens para ele nas redes sociais:
— Eu sempre tento responder todo mundo, quando possível. Onde tem gente, tem notícia, e ir para o estúdio é uma maneira de levar todo mundo junto comigo. Como teremos os quadros, que vão mostrar o tempo em cidades de todo o Estado, vou querer ser convidado por eles para viajar por aí (risos).
Em casa
Decidido a fazer jornalismo desde cedo, Matos lembra de diversos momentos em família que tinham a companhia da televisão. Entre as recordações, está assistir, quando tinha seis anos, a Paulo Sant'Ana e Cristina Ranzolin, sua colega de apresentação.
— Era sensacional vê-los e o JA é algo muito inerente ao que eu sou. Por isso, assumir a previsão me deixar extremamente feliz e até com frio na barriga — conta Matos.
Em casa, preparando-se para o novo desafio na RBS, o jornalista aproveitou o tempo para recuperar um livro dado por um de seus primeiros chefes: Diário do Clima, de Sonia Bridi. Isso, sem falar, é claro, nas conversas que teve com Cristina e Simone Lazzari, responsável pela previsão no Bom Dia Rio Grande.
Nas horas vagas, o jornalista se define como “extremamente inquieto” e fala que gosta de praticar esportes. Adepto do crossfit, diminuiu os treinos agora no período de quarentena.
Com o isolamento social e academia fechada, ele aproveita o período para curtir outra de suas paixões: as novelas. Como trabalha pela manhã, ele confessa que tem visto Novo Mundo e emendado com as reprises de Totalmente Demais e Fina Estampa.
— Não adianta, eu gosto de todas, sempre acompanho todas. Já assistia a das sete na época em que passou, mas estou amando rever — diverte-se.
Ele ainda comenta que, entre os intervalos da novela das nove, vai poder se ver na telinha: como assume a previsão do tempo, Matos também estará no comando do Redação RS, que é exibido durante a noite.
— Acho legal que o pessoal e eu vamos poder me ver, juntos, na TV de noite (risos). A verdade é que precisamos lutar e estar perto das pessoas. Vou fazer o máximo para levar todo mundo comigo para a previsão do tempo, mantendo esse contato direto — promete Matos.