Pronto para a maratona de séries, mas ainda não sabe o que assistir? O catálogo da Netflix pode parecer intimidador, com sua imensa seleção. Mas não tem problema: GZH ajuda com 20 opções de séries que merecem sua atenção. Há opções para todos os gostos, das comédias aos dramas, passando pela fantasia e ficção científica. Confira a seguir!
1. Sex Education (2019-presente)
Não há lugar para constrangimento em um dos maiores sucessos da Netflix. A trama acompanha Otis (Asa Butterfield), filho de uma terapeuta sexual (Gillian Anderson), que se vê como um conselheiro sexual clandestino em sua escola, após uma de suas colegas descobrir que seus conhecimentos teóricos sobre sexo podem ser muito úteis. Leia mais sobre Sex Education. Três temporadas.
2. O Gambito da Rainha (2020)
Um dos grandes sucessos no ano um da pandemia, a minissérie narra a história de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma jovem órfã que, na década de 1950, torna-se um prodígio do xadrez ainda aos oito anos de idade. Ao longo dos anos, a jornada dela é marcada pelo sucesso nos tabuleiros, que se contrapõe a traumas e vícios autodestrutivos. GZH falou sobre o apelo da série, destacando a atuação de Taylor-Joy. Uma temporada.
3. Dark (2017-2020)
Uma das mais celebradas produções de ficção científica dos últimos tempos, a série alemã desenvolve um conceito único de viagem no tempo. Tudo tem início com o desaparecimento de uma criança, que abala uma pequena cidade e traz à tona um episódio similar do passado. A partir daí, emerge uma grande conspiração que liga quatro famílias locais. Em GZH, a temporada derradeira foi descrita como "complicada e perfeitinha". Três temporadas.
4. The Witcher (2019-presente)
Inspirada na história criada a partir de 1986 pelo polonês Andrzej Sapkowski e popularizada pela série de games homônima, The Witcher conta a história de Geralt de Rívia (Henry Cavill), o feiticeiro do título, que atravessa seu mundo enfrentando todo o tipo de monstro e criatura maligna. A produção aposta nos elementos tradicionais da fantasia — de elfos a dragões e bruxas — para rivalizar com obras recentes de sucesso do gênero, como Game of Thrones. Uma temporada.
5. Better Call Saul (2015-presente)
Derivada de Breaking Bad, que faz tanto sucesso quanto a produção original, a série acompanha a transformação de Jimmy McGill em Saul Goodman (Bob Odenkirk), passando de golpista a advogado e, então, a advogado golpista, além de mostrar o passado de outros personagens importantes da trama de Walter White. Em GZH, foi dito que Better Call Saul "leva os spin-offs a outro patamar". Cinco temporadas.
6. The Good Place (2016-2020)
Criada por Michael Schur, de The Office e Parks and Recreation, a série retrata o “Paraíso”, local perfeito para onde as boas pessoas são enviadas após sua morte. Repentinamente, a egoísta Eleanor (Kristen Bell) morre e acorda neste "bom lugar", onde é recepcionada por Michael (Ted Danson), seu gerente de transição, mas logo percebe que não deveria estar ali. Quatro temporadas.
7. O Método Kominsky (2018-2020)
Consagrada melhor série de comédia de 2018 no Globo de Ouro, O Método Kominsky leva a assinatura de Chuck Lorre, de Two and a Half Man e The Big Bang Theory. A produção acompanha o ator veterano Sandy Kominsky, que após uma breve carreira de sucesso, torna-se instrutor de novos talentos em Hollywood. Ao lado de seu fiel amigo e agente, ele enfrenta as dificuldades de envelhecer em uma cidade dominada pela beleza e juventude. Três temporadas.
8. Grace and Frankie (2015-presente)
Imagina sair para jantar com um casal de "amigos" e descobrir que o seu marido mantém um relacionamento de duas décadas com o marido de uma mulher que você odeia muito? Pois é, aconteceu na comédia Grace and Frankie, que é protagonizada por Lily Tomlin e Jane Fonda. O pedido de divórcio duplo dá início à trama, que se desenrola a partir da convivência forçada das duas mulheres. Sete temporadas.
9. Sintonia (2019-presente)
Funk, religião e violência influenciam a vida de três jovens da periferia de São Paulo: Doni (Mc Jottapê), Nando (Christian Malheiros) e Rita (Bruna Mascarenhas), amigos que cresceram juntos na mesma favela. Série idealizada por KondZilla, produtor que alçou o funk ostentação ao sucesso com videoclipes no YouTube. A parte dois conta com participações de MC Kevinho e DJ Alok. Duas temporadas.
10. Atypical (2017-2021)
Sam Gardner (Keir Gilchrist) é um adolescente autista que navega pelos dilemas do Ensino Médio. Às questões da doença, que o tornam um jovem atípico, somam-se os problemas normais da adolescência, como as estratégias para arranjar uma namorada e "ver peitos", como confidencia à mãe. "Sim, o tom é de comédia", destaca a crítica publicada em GZH. "Estratégia que, com leveza, joga luz sobre o preconceito." Quatro temporadas.
11. Lupin (2021-presente)
Uma ode ao gênio do crime criado por Maurice Leblanc em 1905, Arsène Lupin, esta série policial traz Assane Diop (Omar Sy) como um habilidoso trapaceiro capaz de entrar ou sair de qualquer situação utilizando seus disfarces e perspicácia, treinado em artes marciais e pelo menos dois passos à frente de todos ao seu redor. Em uma jornada em busca de vingança e justiça, ele orquestra um grande roubo ao Museu do Louvre para provar que seu pai foi injustamente sentenciado por um crime que não cometeu. Duas partes.
12. BoJack Horseman (2014-2020)
Criada por Raphael Bob-Waksberg, esta série animada para adultos acompanha o cavalo BoJack, um já decadente astro da TV, de baixa autoestima, que tenta superar isso com uísque e relacionamentos infrutíferos. Com diálogos diretos, a “sadcom” toca em assuntos como depressão e os efeitos do capitalismo exacerbado. Seis temporadas.
13. You (2018-presente)
Fenômeno mundial da Netflix, o thriller psicológico conta a história do aparentemente inofensivo Joe Goldberg (Penn Badgley), um homem que fica obcecado quando se apaixona por alguém. A série é baseada nos livros Você e Corpos Ocultos, escritos pela norte-americana Caroline Kepnes. "Muito além de uma espiadinha: série “Você” traz a prática do stalking como tema", destacou a crítica de GZH. Três temporadas.
14. Peaky Blinders (2013-presente)
Ambientada na Inglaterra do começo do século 20, Peaky Blinders acompanha a família mafiosa liderada por Thomas Shelby (Cillian Murphy), um veterano de guerra que lida com seus vícios e fantasmas na tentativa de expandir seu império. Trata-se de uma romantização dos eventos reais que envolveram a organização criminosa de Birmingham. Cinco temporadas.
15. Bom dia, Verônica ( 2020-presente)
Com a gaúcha Tainá Muller no papel principal, a série aborda temas como violência contra mulheres e corrupção no sistema penal brasileiro a partir das investigações de Verônica, uma escrivã da Delegacia de Homicídios de São Paulo. A criação é do escritor Raphael Montes e da criminóloga Ilana Casoy, também autores do livro homônimo na qual ela foi inspirada. Uma temporada.
16. Sweet Tooth (2021-presente)
Definido pela Netflix como uma "fábula pós-apocalíptica", Sweet Tooth é centrada em Gus (Christian Convery), um menino-cervo que vive protegido em uma floresta. Depois de 10 anos em meio à natureza, contudo, ele faz amizade com um viajante (Nonso Anozie) e ambos saem em busca de respostas sobre o que está acontecendo com o mundo. O mundo exterior, no entanto, acometido por um vírus mortal, é mais perigoso do que imaginam. Uma temporada.
17. Round 6 (2021-presente)
Sucesso sem precedentes na Netflix, a série sul-coreana apresenta ao público um sinistro game, disputado em seis rounds: 465 endividados se enfrentam em jogos infantis tradicionais da Coreia do Sul, em que o grande campeão fatura uma fortuna de 45,6 bilhões de wones (cerca de R$ 208 milhões, na conversão atual), mas os perdedores pagam com a própria vida. Uma temporada.
18. Missa da Meia-Noite (2021)
Mike Flanagan — de Doutor Sono, A Maldição e A Maldição de Hill House — utiliza todo o seu talento com terror e suspense em Missa da Meia-Noite. A minissérie em sete episódios revolve ao redor de uma pequena comunidade insular, que passa a registrar eventos sobrenaturais após a chegada de um carismático, porém misterioso, padre (Hamish Linklater). Uma temporada.
19. Star Trek (1966-1969)
Não faltam opções para os trekkies na plataforma de streaming. Entre as produções disponíveis estão as três temporadas da versão original — indicadas a 13 Emmy Awards —, em que o capitão James T. Kirk leva os membros da USS Enterprise para uma viagem estelar. A Nova Geração, que trouxe novas aventuras na década de 1990, também está disponível, assim como outros prequels e continuações oferecidos pela Netflix.
20. Maid (2021)
"É urgente assistir à série Maid, ainda mais se você é mulher", alertou Martha Medeiros em GZH. Com 10 episódios, a minissérie é protagonizada por Alex (Margaret Qualley), que decide deixar um relacionamento abusivo e recomeçar sua vida, sustentando a si mesma e a filha trabalhando como faxineira. A trama foi inspirada pelo livro de memórias Maid: Hard Work, Low Pay, and a Mother's Will to Survive, de Stephanie Land. Uma temporada.