Convenhamos, em algum momento você bisbilhotou a vida de alguém na web, por interesse romântico ou mera curiosidade. Visualizou o álbum de fotos, pesquisou o nome no Google e até procurou pela pessoa no YouTube. É a prática do stalking – palavra inglesa que adquiriu uma conotação de fuxicada virtual com o advento das redes sociais. Porém, o sentido mais conhecido tem a ver com perseguição, com alguém que vigia obsessivamente a vida alheia. É aí que se encaixa Joe Goldberg, protagonista de Você.
Transmitida pela emissora americana Lifetime, a série de 10 episódios chegou à Netflix no dia 26 de dezembro e já tornou sensação da temporada – conta com 90% de aprovação da crítica, segundo o site Rotten Tomatoes. Na adaptação do livro homônimo da Caroline Kepnes, Joe é interpretado por Penn Badgley, que viveu Dan Humphrey em Gossip Girl. Ele é gerente de uma livraria em Nova York. Ao atender a jovem aspirante a poeta Guinevere Beck (Elizabeth Lail), Joe se apaixona à primeira vista. Na sua cabeça, Beck demonstrou sinais de interesse nele – como realizar a compra com cartão de crédito para que o livreiro soubesse seu nome. Com receio de ter seu coração partido, Joe quer se certificar de que Beck é "a pessoa certa" para ele. Tem início o stalking.
Com base nas informações disponíveis online e nas redes sociais, Joe traça um perfil da jovem e descobre onde ela mora e estuda. Começa a segui-la, indo escondido aos mesmos locais que ela frequenta para ouvir suas conversas. Obcecado, invade o apartamento da garota. Em outro momento, rouba seu celular. Como o aparelho está conectado a uma nuvem online, Joe consegue ler tudo o que Beck envia para os outros. Passa a vigiá-la. E conclui ser o cara certo para a jovem.
Uma mudança de ponto de vista
Beck não é exatamente uma donzela esperando por um príncipe. Inteligente e sonhadora, porém insegura, a escritora molda uma aparência feliz e bem sucedida em suas redes sociais e tenta acompanhar o ritmo de suas amigas socialites, apesar de passar por dificuldades financeiras. Sai com rapazes millenials (geração nascida entre 1979 e 1995) e lida com um orientador abusivo no mestrado. Joe acredita que Beck seja uma boa pessoa. Ele se aproxima dela usando como vantagem as informações que descobriu para criar intimidade. Consequentemente, os dois iniciam uma relação. Contudo, Joe passa a interferir na vida da escritora e em quem possa atrapalhar o namoro.
Combinando romance com thriller, Você é narrada, majoritariamente, pelo ponto de vista do stalker. Sem noção da realidade, Joe acredita que suas atitudes são justificáveis e que está fazendo o bem. Alterna momentos de bondade com psicopatia entre uma cena e outra. O lado "fofo" do personagem chegou a confundir parte da audiência, que o romantizou. O próprio Badgley rebateu comentários que idealizavam seu personagem. De qualquer maneira, está claro desde o começo que o amor de Joe é aberrante e que, sim, ele é o vilão.
Explorando temas como violação de privacidade e violência contra a mulher, além da hiperexposição nas redes sociais, Você traz reviravoltas bem construídas, tornando a série envolvente e propícia para uma maratona. Há momentos em que o fluxo de pensamentos de Joe conduz o espectador a acreditar que um rumo será traçado, mas logo a trama puxa para outro lado. Uma nova temporada de Você já está prevista e terá inspiração no segundo livro da saga, Hidden Bodies, embora a série já tenha seguido alguns rumos diferentes do texto original. Considerando o personagem que interpreta como um "humano nojento", Badgley acha assustadora a quantidade de fãs que romantizam Joe: "Tudo isso é a motivação que eu preciso para a temporada 2", disse o ator em seu perfil no Twitter.