A 73ª edição do prêmio Emmy ocorreu na noite do domingo (19) em Los Angeles. The Crown e Ted Lasso dominaram a lista de vencedores, que também teve destaque para O Gambito da Rainha.
Na disputa entre os serviços de streaming, a Netflix ficou com nove premiações, à frente da Apple TV+, com quatro, e HBO Max, com três. O Disney+ ganhou a categoria de melhor especial de variedade gravado com Hamilton.
The Crown, da Netflix, que retrata histórias inspiradas na família real do Reino Unido, emplacou todas as categorias de atuação em séries de drama, com melhor ator (Josh O'Connor), atriz (Olivia Colman), ator coadjuvante (Tobias Menzies) e atriz coadjuvante (Gillian Anderson).
Já Ted Lasso, série de humor envolvendo o mundo do futebol, da Apple TV+, contou com os prêmios de melhor ator (Jason Sudeikis), ator coadjuvante (Brett Goldstein) e atriz coadjuvante (Hannah Waddingham) dentro da categoria, cuja estatueta de melhor atriz ficou para Jean Smart, de Hacks - que ainda levou o melhor roteiro e a melhor direção em séries de comédia.
Abaixo, GZH mostra onde assistir às produções premiadas pelo evento, que é considerado o Oscar da TV.
The Crown
Ambientada nos anos 1980, a quarta temporada de The Crown retrata o conturbado relacionamento entre a princesa Diana (Emma Corrin) e o príncipe Charles (Josh O'Connor). No mesmo período, a série apresenta também a chegada de Margaret Thatcher (Gillian Anderson) ao cargo de primeira-ministra, entrando em choque com Elizabeth II (Olivia Colman).
- Número de vitórias: 7
- Categorias em que venceu: Melhor Série Dramática, Melhor Roteiro de Série Dramática, Melhor Direção de Série Dramática, Melhor Atriz em Série Dramática (Olivia Colman), Melhor Ator em Série Dramática (Josh O'Connor), Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática (Gillian Anderson) e Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática (Tobias Menzies).
- Onde assistir: Netflix
Ted Lasso
Estrelada por Jason Sudeikis, a série de comédia narra a história de um treinador americano de futebol que viaja ao Reino Unido para treinar um time inglês em decadência. A produção chama atenção também por sua origem: Sudeikis viveu o personagem, até então inexistente, em um comercial de TV encomendado pela NBC Sports, a fim de divulgar a Premier League. A campanha deu tão certo que o que era para ser apenas uma propaganda televisiva, acabou virando um seriado premiado.
- Número de vitórias: 4
- Categorias em que venceu: Melhor Série de Comédia, Melhor Ator em Série de Comédia (Jason Sudeikis), Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia (Brett Goldstein) e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia (Hannah Waddingham).
- Onde ver: Apple TV+
Hacks
Deborah Vance (Jean Smart) é uma comediante pioneira em decadência, perdendo público em sua residência em Las Vegas. Determinada a salvar a carreira, ela contrata uma jovem para ajudá-la a atualizar seu repertório e, assim, atrair um público mais novo com novos causos.
- Número de vitórias: 3
- Categorias em que venceu: Melhor roteiro de Série de Comédia, Melhor Direção de Série de Comédia e Melhor Atriz em Série de Comédia (Jean Smart)
- Onde ver: HBO Max
Mare of Easttown
A detetive Mare (Kate Winslet) precisa investigar o assassinato de um homem em uma pequena cidade Pensilvânia. Ao mesmo tempo, sua vida está desmoronando, com diversas crises de ansiedade enquanto tenta superar a morte do próprio filho. A produção acaba refletindo sobre o luto e a saúde mental.
- Número de vitórias: 3
- Categorias em que venceu: Atriz Principal em Minissérie (Kate Winslet), Atriz Coadjuvante em Minissérie (Julianne Nicholson) e Ator Coadjuvante em Minissérie (Evan Peters)
- Onde ver: HBO Max
O Gambito da Rainha
Sucesso da Netflix, a série narra a história de Elizabeth Harmon, uma jovem órfã que, na década de 1950, torna-se um prodígio do xadrez ainda aos oito anos de idade. Com o passar do tempo, a jornada de Beth é marcada pelo sucesso nos tabuleiros, mas também por traumas e vícios autodestrutivos.
- Número de vitórias: 2
- Categorias em que venceu: Melhor Minissérie e Melhor Direção de Minissérie
- Onde ver: Netflix
I May Destroy You
Arabella tem muitos amigos e uma promissora carreira como escritora, mas tudo muda quando ela passa a questionar sua vida ao cair em baladas e na noite de Londres. Às vésperas de entregar seu segundo livro para uma editora, ela vai para a festa. Na manhã seguinte, tem dificuldade para lembrar o que aconteceu e conta com a ajuda de seus melhores amigos, Terry e Kwame.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Roteiro de Minissérie
- Onde ver: HBO Max
Halston
A série estrelada por Ewan McGregor tem produção de Ryan Murphy (de Glee e Hollywood). A trama acompanha a ascensão e queda do famoso estilista Roy Halston Frowick, que nasceu em 1932 e morreu em 1990. Ele ficou conhecido por escândalos e sua contribuição ao estilo dos anos 1970.
- Número de vitórias: 1
- Categoria em que venceu: Melhor Ator em Minissérie (Ewan McGregor)
- Onde ver: Netflix