A quarta temporada de The Crown arrasou nas categorias de série dramática do Emmy 2021 na noite deste domingo (19), em Los Angeles. Já a série Ted Lasso brilhou ao conquistar múltiplos prêmios de comédia.
A 73ª edição do evento foi apresentada pelo comediante Cedric The Entertainer e contou com a presença de um público reduzido de astros da TV pela primeira vez em dois anos. Devido aos cuidados com a covid-19, o local escolhido para reunir parte dos artistas indicados foi um auditório parcialmente aberto.
— Teremos uma festa agora. Estou sem palavras, estou muito, muito agradecido — disse o criador de The Crown, Peter Morgan, que discursou remotamente de um auditório em Londres, acompanhado do elenco e de outros colegas.
A Netflix transformou o panorama da televisão desde que criou sua primeira série original em 2012, mas nunca tinha faturado nenhum dos principais prêmios do Emmy até este domingo. Além de The Crown, a plataforma se destacou nas categorias dedicadas a minisséries, que consagraram O Gambito da Rainha.
No total, incluindo os prêmios técnicos entregues antes da cerimônia deste domingo, The Crown somou 11 estatuetas, empatando com O Gambito da Rainha - e apenas uma atrás do recorde para uma série dramática, mantido por Game of Thrones.
Discursos
A noite foi marcada por diferentes pronunciamentos, que valorizaram a presença das mulheres em Hollywood e também do quanto as produções retratavam os novos tempos. O produtor-executivo de O Gambito da Rainha, William Horberg, elogiou a protagonista da série, Anya Taylor-Joy.
— Você trouxe de volta o lado sexy ao xadrez e inspirou uma geração inteira de meninas e jovens mulheres a perceberem que o patriarcado simplesmente não tem defesas contra nossas rainhas. A única coisa que nenhum algoritmo pode prever e nenhum orçamento bilionário pode produzir é o boca a boca — destacou Horberg.
Na categoria de melhor atriz de minissérie dramática, Kate Winslet venceu pelo papel da detetive de uma cidade pequena em Mare of Easttown, que também rendeu os prêmios de melhor atriz e ator coadjuvantes para Julianne Nicholson e Evan Peters.
— Quero apenas reconhecer minhas colegas indicadas. Nesta década, as mulheres precisam apoiar umas às outras. Eu as apoio, saúdo e estou orgulhosa de todas vocês — disse Kate.
A atriz Debbie Allen acabou protagonizando o momento mais emocionante da noite. Ao receber o Governor's Award, prêmio que celebra a carreira da atriz, ela foi chamada ao palco e aplaudida de pé por quase um minuto.
— Estou tremendo de gratidão e graça. Tentando não chorar e estar à altura da situação, porque já faz muitos anos — iniciou ela, em seu discurso. — É preciso muita coragem para ser a única mulher na sala na maior parte do tempo. Muita coragem, criatividade, luta e fé para acreditar que eu poderia continuar - e tenho.
Com agradecimentos nominais a Steven Spielberg, Shonda Rhimes e Kobe Bryant, tidos como seus grandes apoiadores, a atriz também deixou uma mensagem motivadora:
— Deixe este momento ressoar com as mulheres em todo o mundo e em todo este país, do Texas ao Afeganistão. Para os jovens, que não têm voto, que não podem nem mesmo obter uma vacina: eles estão herdando o mundo em que vivemos e para onde os lideramos. É hora de você reivindicar seu poder. Toque sua voz, cante sua música, conte suas histórias. Isso nos tornará um lugar melhor. Sua vez — finalizou ela.
Confira a lista de ganhadores nas principais categorias do Emmy Awards:
Melhor série dramática
- The Crown
Melhor comédia
- Ted Lasso
Melhor ator de drama
- Josh O'Connor, The Crown
Melhor atriz de drama
- Olivia Colman, The Crown
Melhor ator de comédia
- Jason Sudeikis, Ted Lasso
Melhor atriz de comédia
- Jean Smart, Hacks
Melhor ator coadjuvante de série dramática
- Tobias Menzies, The Crown
Melhor atriz coadjuvante de série dramática
- Gillian Anderson, The Crown
Melhor ator coadjuvante de comédia
- Brett Goldstein, Ted Lasso
Melhor atriz coadjuvante de comédia
- Hannah Waddingham, Ted Lasso
Melhor minissérie
- O Gambito da Rainha
Melhor ator de minissérie ou filme para televisão
- Ewan McGregor, Halston
Melhor atriz de minissérie ou filme para televisão
- Kate Winslet, Mare Of Easttow
Melhor ator coadjuvante de minissérie ou filme para televisão
- Evan Peters, Mare Of Easttown
Melhor atriz coadjuvante de minissérie ou filme para televisão
- Julianne Nicholson, Mare Of Easttown