Falta pouco para o público conhecer os escolhidos da Academia de Artes e Ciências Televisivas para levar os prêmios principais no 73º Emmy Awards. A premiação, que funciona como uma espécie de Oscar das produções voltadas para televisão e streaming, ocorre neste domingo (19), às 21h, no horário de Brasília.
Os indicados para a disputa foram revelados em julho (confira aqui os principais concorrentes e onde assistir). Estão no páreo séries que conquistaram o público nos últimos meses, como a quarta temporada de The Crown e as minisséries Mare of Easttown, WandaVision e O Gambito da Rainha, além de filmes como Hamilton e Uncle Frank.
Abaixo, confira tudo o que você precisa saber para chegar preparado na transmissão da cerimônia — incluindo as apostas da crítica para as categorias principais.
Como será a cerimônia
O Emmy deste ano deve ocorrer em formato presencial, com protocolos de segurança para a covid-19. O evento será realizado ao ar livre — aos moldes do Grammy —, no LA Live Event Deck, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O público será reduzido e deve haver distanciamento. Além disso, será exigido comprovante de vacinação para os presentes.
No ano passado, a premiação foi realizada em formato virtual — com exceção do apresentador Jimmy Kimmel, que comandou a cerimônia ao vivo do Staples Center, e alguns convidados e membros da organização.
Onde assistir
O Emmy deste ano tem produção da emissora norte-americana CBS, que transmitirá o evento para o público dos Estados Unidos junto à plataforma Paramount+. No Brasil, a transmissão da premiação ficará por conta do canal pago TNT e poderá ser acompanhada também por assinantes do TNT Go.
A cobertura deve ter início às 20h30min no Esquenta TNT, com a exibição do chamado pré-show do Emmy e comentários de Carol Ribeiro, Tiago Abravanel e Ikaro Kadoshi. Já às 21h, começa a exibição da cerimônia de entrega das estatuetas, com comentários de Aline Diniz e Michel Arouca.
Quem vai apresentar
O mestre de cerimônias da premiação deste ano será o comediante Cedric the Entertainer, atualmente astro da série The Neighborhood, exibida nos Estados Unidos pela CBS. O humorista é conhecido do público brasileiro por participar de filmes como Inatividade Paranormal e Uma Turma do Barulho.
Além do apresentador, outros artistas devem abrilhantar a noite de premiações. Kaley Cuoco, que concorre como Melhor Atriz em Série de Comédia (The Flight Attendant), MJ Rodriguez, indicada a Melhor Atriz em Série de Drama (Pose), Seth Rogen e Sarah Paulson são alguns dos nomes que devem fazer participações no palco da cerimônia.
Quem concorre
As principais categorias do Emmy 2021 são as que compreendem produções de drama, comédia e minissérie/filme para TV. Além do título de melhor produção de cada gênero, há as eleições de melhor ator e atriz principal, ator e atriz coadjuvante, ator e atriz convidado, direção e roteiro.
Na categoria de Melhor Série de Drama concorrem The Boys, Bridgerton, The Crown, The Handmaid’s Tale, Lovecraft Country, The Mandalorian, Pose e This Is Us. Uzo Aduba (In Treatment), Olivia Colman (The Crown), Emma Corrin (The Crown), Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale), Mj Rodriguez (Pose), Jurnee Smollett (Lovecraft Country) concorrem como Melhor Atriz do gênero, enquanto Sterling K. Brown (This Is Us), Jonathan Majors (Lovecraft Country), Josh O’Connor (The Crown), Regé-Jean Page (Bridgerton), Billy Porter (Pose) e Matthew Rhys (Perry Mason) disputam a estatueta de Melhor Ator.
Na comédia, disputam as séries Black-ish, Cobra Kai, Emily in Paris, Hacks, The Flight Attendant, O Método Kominsky, Pen15 e Ted Lasso. Os atores principais nomeados no gênero são Anthony Anderson (Black-ish), Michael Douglas (O Método Kominsky), William H. Macy (Shameless), Jason Sudeikis (Ted Lasso) e Kenan Thompson (Kenan). Já entre as atrizes, Aidy Bryant (Shrill) e Kaley Cuoco (The Flight Attendant), Allison Janney (Mom), Tracee Ellis Ross (Black-ish) e Jean Smart (Hacks) disputam o título de Melhor Atriz.
I May Destroy You, Mare of Easttown, O Gambito da Rainha, The Underground Railroad e WandaVision concorrem como Melhor Minissérie, enquanto Natal com Dolly Parton, Oslo, Mahalia, Sylvie’s Love e Uncle Frank disputam o título de Melhor Filme Para TV. Na competição de Melhor Atriz/Ator, os dois tipos de produções são consideradas um único gênero. Sendo assim, estão no páreo as atrizes Michaela Coel (I May Destroy You), Cynthia Erivo (Genius: Aretha), Elizabeth Olsen (WandaVision), Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha) e Kate Winslet (Mare of Easttown), e os atores Paul Bettany (WandaVision), Ewan McGregor (Halston), Hugh Grant (The Undoing), Lin-Manuel Miranda (Hamilton) e Leslie Odom Jr. (Hamilton).
Quem deve levar
Apesar de qualquer previsão sobre os ganhadores ainda não passar de palpite, algumas produções certamente vão brilhar na premiação. É o caso de The Crown, da Netflix, que se consagra como recordista de indicações da edição, sendo considerada em 24 categorias do Emmy Awards e do Creative Arts Emmys — premiação secundária que avalia critérios técnicos das produções, realizada no final de semana passado.
A série sobre a família real britânica é a principal aposta da crítica especializada para faturar, pelo menos, em Melhor Série de Drama, Melhor Atriz de Série de Drama, com Emma Corrin, e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama, com Gillian Anderson. Vale lembrar que The Crown já levou prêmios no Creative Arts, entre eles o de Melhor Atriz Convidada em Série de Drama pela atuação de Claire Foy.
Já os títulos de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama devem ir, respectivamente, para Billy Porter, de Pose, e de forma póstuma para Michael K. William, de Lovecraft Country, morto no início deste mês.
Ted Lasso, da Apple TV+, é a grande favorita para levar Melhor Série de Comédia no Emmy 2021, já que acumula 20 indicações. O prêmio de Melhor Ator em Série de Comédia também vem sendo apontado pela crítica como destinado a Jason Sudeikis, que interpreta o protagonista da produção.
Nas categorias de Melhor Ator/Atriz Coadjuvante, a série soma seis indicados e tem grandes chances de vencer, mas deve disputar acirradamente com o elenco de Saturday Night Live, que concorre com cinco nomes. Já a estatueta de Melhor Atriz em Série de Comédia, categoria sem nenhum representante da favorita Ted Lasso, deve ficar com Jean Smart pela atuação em Hacks, da HBO Max.
Entre as minisséries, WandaVision, do Disney+ em parceria com a Marvel, é a principal aposta da crítica para ser eleita a melhor produção do gênero, com um total de 23 nomeações. Porém, a série pode encontrar em Mare of Easttown, da HBO Max, uma forte concorrente na disputa principal.
A produção da HBO deve dar trabalho também na categoria de Melhor Atriz. Elizabeth Olsen foi indicada pela atuação em WandaVision, mas Kate Winslet, de Mare of Easttown, é quem vem despontando como a grande favorita. Já na disputa de Melhor Atriz Coadjuvante, a estatueta provavelmente ficará com WandaVision, pelo trabalho de Kathryn Hahn como a carismática vilã Agnes/Agatha Harkness.
Por fim, nas categorias de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante nas minisséries a dobradinha deve se repetir. Paul Bettany, de WandaVision, é o mais cotado para ganhar a disputa de atores principais, enquanto Evan Peters, de Mare of Easttown, é aposta entre os coadjuvantes.
Levando prêmios no próximo domingo ou não, a série focada no casal de heróis Wanda e Visão já colocou seu nome na história. WandaVision tornou-se a primeira produção da Marvel a ser indicada e premiada no Emmy, uma vez que já garantiu algumas estatuetas no Creative Arts.