Os indicados ao Emmy Awards de 2021 foram conhecidos nesta terça-feira (13), em uma cerimônia comandada pelos atores Ron Cephas Jones e Jasmine Cephas Jones - pai e filha e conquistaram estatuetas em 2020. Ela foi premiada por sua atuação na série #FreeRayshawn, enquanto ele levou a categoria de Melhor Ator Convidado em Série de Drama por This Is Us.
Os títulos e artistas lembrados pela Academia de Artes e Ciências Televisivas, neste ano, destacam-se por serem, em sua maioria, conhecidos do grande público e, também, por trazerem mais representatividade para as telas.
Histórico
Entre os nomeados, está o principal destaque da edição: Mj Rodriguez. Ela entrou para a história da TV ao ser a primeira pessoa transgênero a ser indicada a uma categoria principal do Emmy, a de Melhor Atriz em Série de Drama. O seu reconhecimento acontece pela terceira e última temporada de Pose.
Em categorias menores, outras atrizes transgênero já haviam sido lembradas no Emmy. Laverne Cox, por Orange is the New Black, foi indicada quatro vezes na categoria Melhor Atriz Convidada. A atriz Rain Valdez, em 2020, foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz em Série de Formato Curto, por sua performance na websérie Razor Tongue.
Mais pop
Muitos dos indicados deste ano ao Emmy Awards tiveram forte apelo popular, tanto que os mais lembrados pela Academia de Artes e Ciências Televisivas foram The Crown (24), The Mandalorian (24) e WandaVision (23).
Porém, mesmo com essa pegada mais pop, algumas séries chamaram atenção ao figurarem entre as melhores do ano. Na categoria principal, a de Melhor Série de Drama, por exemplo, títulos populares conquistaram espaço, como o já citado The Mandalorian, além de Lovecraft Country e The Boys, que ninguém esperava ver brigando por este prêmio, apesar de ter apresentado uma temporada cheia de elogios por parte da crítica.
Já na categoria Melhor Série de Comédia, Emily em Paris figurou entre as melhores produções do ano, apesar de não ter conquistado os críticos (ela conta com 63% de aprovação no Rotten Tomatoes) ou ter fisgado o público (a sua nota é 7/10 no IMDb, apenas mediana). Cobra Kai, por sua vez, também brigou por atenção na categoria, conquistando uma indicação e pegando todos de surpresa.
Esnobadas
Entre as produções esnobadas, a antologia Small Axe, de Steve McQueen, não conseguiu espaço nos prêmios principais, apesar de ter sido elogiada por quem a assistiu. A entrega de Sarah Paulson como protagonista da série Ratched também não foi suficiente para que a atriz levasse uma nomeação.
A minissérie The Undoing, assim como a sua protagonista, Nicole Kidman, não foram lembradas em suas respectivas categorias, como era esperado. Apenas Hugh Grant levou uma indicação.
As ausências de Master of None e da atuação de Thuso Mbedu em The Underground Railroad também foram sentidas pelos fãs. Além disso, a interpretação de Pedro Pascal em The Mandalorian, mesmo com o recorde de indicações da série, também gerou reclamações nas redes sociais por não constar na lista.
A entrega
Este ano, a cerimônia de entrega dos prêmios do Emmy ocorrerá em 19 de setembro, nos Estados Unidos, e será transmitida simultaneamente, pela primeira vez, pela rede CBS e pela plataforma de streaming Paramount+. No Brasil, a exibição da cerimônia será do canal pago TNT.
O comediante Cedric the Entertainer (Uma Turma do Barulho) será o apresentador do evento.