É hora de conhecer as melhores séries da última temporada: foram anunciados nesta terça-feira (13) os indicados ao 73º Emmy Awards, que será realizado em 19 de setembro, nos Estados Unidos.
As indicações vão desde faroestes espaciais, como The Mandalorian, até dramas históricos reconhecidos, como The Crown, passando por novos empreendimentos, como a sitcom esportiva Ted Lasso, e produções de qualidade discutível, como Emily em Paris.
Ficou curioso com algum título? A seguir, GZH apresenta com mais detalhes os indicados a melhor série de drama e comédia — e onde encontrá-las para assistir no streaming.
Indicadas a Melhor Série de Drama
The Boys
Baseada nos quadrinhos best-sellers do The New York Times, criados por Garth Ennis e Darick Robertson, The Boys mostra um grupo de justiceiros que se prepara para combater a corrupção de quem deveria "salvar o dia". Quando a fama de alguns super-heróis sobe à cabeça, eles passam a se corromper e usar seus poderes em benefício próprio, colocando em risco o restante da população. Para travar os heróis-vilões, uma equipe da CIA, batizada de "The Boys", assume a missão de vigiar o trabalho dessas personalidades e controlar o surgimento de novos heróis na cidade.
- Onde assistir: Amazon Prime Video (2 temporadas)
Bridgerton
Fenômeno da Netflix em 2020, a série Bridgerton é uma adaptação da saga literária Os Bridgertons, de Julia Quinn. Assim como nos livros, a primeira temporada da produção, já renovada para mais três partes, acompanha a relação de Daphne (Phoebe Dynevor), filha mais velha da família Bridgerton que sonha em encontrar um bom casamento, com o Duque de Hastings (Regé-Jean Page), solteiro convicto e cobiçado pela maioria das moças da Londres do período regencial. Para completar o enredo, todos os passos da alta sociedade londrina são acompanhados pela misteriosa Lady Whistledown, uma espécie de Gossip Girl que não deixa passar em branco nenhuma fofoca.
- Onde assistir: Netflix (1 temporada)
The Crown
The Crown é uma crônica ficcional inspirada em acontecimentos reais que envolvem a vida da família real britânica, dos anos 1940 aos tempos modernos. A quarta temporada da série, ambientada nos anos 1980, retrata o conturbado relacionamento entre a princesa Diana (Emma Corrin) e o príncipe Charles (Josh O'Connor). No mesmo período, a série apresenta a chegada de Margaret Thatcher (Gillian Anderson) ao cargo de primeira-ministra, entrando em choque com Elizabeth II (Olivia Colman).
- Onde assistir: Netflix (4 temporadas)
The Handmaid’s Tale
Baseada no livro O Conto da Aia, da escritora canadense Margaret Atwood, The Handmaid's Tale projeta uma realidade distópica na qual os Estados Unidos são transformados em um Estado militarizado que oprime mulheres. Na República de Gileade, como passa a se chamar o território, a liberdade individual dá lugar a uma teonomia que retira das mulheres qualquer autonomia social, política ou financeira.
- Onde assistir: Globoplay (3 temporadas) e Paramount+ (4 temporadas)
Lovecraft Country
Lovecraft Country conta a história de Atticus (Jonathan Majors), um veterano de guerra que volta para casa e descobre que seu pai, Montrose (Michael K. Williams), está desaparecido. Atticus, então, reúne sua família e amigos em uma busca pelo pai, mergulhando em um espiral de horror que envolve monstros, mas também o preconceito e a segregação racial nos Estados Unidos. A série é baseada no livro Território Lovecraft, de Matt Ruff.
- Onde assistir: HBO Max (1 temporada)
The Mandalorian
Spin-off de Star Wars, The Mandalorian se passa cerca de cinco anos depois dos eventos vistos em O Retorno de Jedi e aproximadamente 30 anos antes de O Despertar da Força, que marca o início da atual fase da saga nos cinemas. Na série, o mandaloriano Din Djarin (Pedro Pascal) embarca em uma jornada por territórios esquecidos da galáxia, em busca de encontrar respostas a respeito da misteriosa "Criança", que se assemelha a um conhecido mestre Jedi e apelidada pelos espectadores como Baby Yoda.
- Onde assistir: Disney+ (2 temporadas)
Pose
Ambientada na Nova York dos anos 1980, Pose conta a história de Blanca (MJ Rodriguez), uma mulher transgênero que descobre ser portadora do vírus HIV e decide iniciar seu próprio lar, acolhendo pessoas LGBT+ e marginalizadas. Entre seus "filhos" estão Damon (Ryan Jamaal Swain), talentoso dançarino que foi expulso de casa por sua sexualidade, e Angel (Indya Moore), mulher trans que trabalha como prostituta e acaba se apaixonando por um cliente. A partir da relação dos três, Pose aborda temas como as dificuldades da comunidade LGBT+, a ascensão da aids e a insuficiência do capitalismo.
- Onde assistir: Netflix (2 temporadas)
This Is Us
This Is Us conta a história dos irmãos Kate (Chrissy Mets), Kevin (Justin Hartley) e Randall (Sterling K. Brown), filhos de Rebecca (Mandy Moore) e Jack (Milo Ventimiglia), explorando seus dramas de infância e vida adulta, enquanto os três se veem imersos em uma família marcada por uma tragédia. A série deve chegar ao fim em sua sexta temporada, prevista para estrear ainda neste ano.
- Onde assistir: Fox Play (5 temporadas) e Amazon Prime Video (4 temporadas)
Indicadas a Melhor Série de Comédia
Black-ish
Em Black-ish, Andre 'Dre' Johnson (Anthony Anderson) é um executivo negro que está prestes a ser promovido a vice-presidente da empresa em que trabalha, enquanto sua esposa, Rainbow (Tracee Ellis Ross), é uma médica bem-sucedida na profissão. Com ótimas carreiras e criando seus quatro filhos em um bairro de classe média predominantemente branco, a família começa a questionar se não está se distanciando da identidade cultural afro-americana.
- Onde assistir: Amazon Prime Video (6 temporadas)
Cobra Kai
Spin-off da franquia Karatê Kid, Cobra Kai se passa 34 anos depois do torneio de caratê de All Valley. A rivalidade entre Daniel Larusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka) ressurge quando Lawrence decide retomar sua vida abrindo o centro de artes marciais Cobra Kai. Esgotado e completamente falido, ele vê a oportunidade de treinar jovens socialmente inaptos, ajudando-os a se defender da hostilidade que cerca suas vidas. Já Daniel, agora um revendedor de carros de sucesso, decide abrir também sua escola ao saber das novidades do antigo rival.
- Onde assistir: Netflix (3 temporadas)
Emily em Paris
Emily em Paris narra as aventuras de uma gerente de marketing americana que se muda abruptamente para a capital francesa, a fim de trabalhar na filial parisiense da empresa. Baseado nas experiências do criador, Darren Star (Sex and the City), o enredo aborda as diferenças culturais entre os países, mostrando a protagonista, Emily (Lily Collins), adaptando-se ao estilo de vida europeu.
- Onde assistir: Netflix (1 temporada)
Ted Lasso
Estrelada por Jason Sudeikis, a série de comédia narra a história de um treinador americano de futebol que viaja ao Reino Unido para treinar um time inglês em decadência. A produção chama atenção também por sua origem: Sudeikis viveu o personagem, até então inexistente, em um comercial de TV encomendado pela NBC Sports, a fim de divulgar a Premier League. A campanha deu tão certo que o que era para ser apenas uma propaganda televisiva, acabou virando um seriado premiado.
- Onde assistir: Apple TV+ (1 temporada)
Hacks
Outro destaque da HBO no Emmy — a produção somou 15 indicações —, Hacks narra a história de uma lendária comediante em declínio que aceita a ajuda de uma jovem escritora para tentar renovar seu público. A relação entre as duas, no entanto, não é das mais tranquilas. Jean Smart, que protagoniza a série, soma duas indicações ao Emmy de atuação neste ano: uma por seu papel aqui e outra, de melhor atriz coadjuvante, por sua performance em Mare of Easttown.
- Onde assistir: HBO Max (1 temporada)
The Flight Attendant
Kaley Cuoco, mais conhecida como a Penny de The Big Bang Theory, estrela esta nova produção, original da HBO Max. Inspirada no romance de mesmo nome de Chris Bohjalian, a série tem pouco a ver com a sitcom que colocou a protagonista sob os holofotes: a trama acompanha os passos de uma imprudente comissária de bordo (Cuoco), alcoólatra, que passa a ser investigada pelo FBI após presenciar um assassinato. Além de melhor série de comédia, o título ainda foi indicado a outros oito prêmios Emmy, incluindo de melhor atriz.
- Onde assistir: HBO Max (1 temporada)
O Método Kominsky
Pelo segundo ano consecutivo, a produção de Chuck Lorre (Two and a Half Man e The Big Bang Theory) leva a indicação de melhor série de comédia no Emmy. Apesar de já ter um Globo de Ouro em sua coleção, a obra ainda não levou nenhum prêmio da Academia de Artes e Ciências Televisivas para casa, até agora. A trama segue os passos do ator veterano Sandy Kominsky, que após uma breve carreira de sucesso, torna-se instrutor de novos talentos em Hollywood. Ao lado de seu fiel amigo e agente, ele enfrenta as dificuldades de envelhecer em uma cidade dominada pela beleza e juventude.
- Onde assistir: Netflix (3 temporadas)
Pen15
Originalmente produzida pelo Hulu, mas por aqui disponível no catálogo do Paramount+, a série Pen15 acompanha duas adolescentes vivendo experiências constrangedoras no Ensino Médio. Para piorar a situação, elas são na verdade interpretadas por duas comediantes de 30 e poucos anos, que estão apenas reencenando suas terríveis aventuras juvenis, ao redor de jovens de verdade.
- Onde assistir: Paramount+ (2 temporadas)