O ator Rafael Cardoso, que recentemente passou por uma cirurgia cardíaca de emergência, contou detalhes do procedimento em participação no programa Mais Você desta sexta-feira (16). No ar na trama inédita de Salve-se Quem Puder e nas reprises de Ti Ti Ti, A Vida da Gente e Império, o artista precisou implantar um desfibrilador cardíaco por conta do agravamento de seu quadro de miocardiopatia hipertrófica congênita, causado pela covid-19.
— Eu sempre convivi com a miocardiopatia, sempre pratiquei esporte de alto rendimento, porém, após ter contraído covid, fiz exames que detectaram uma evolução na cardiopatia, o que me levava ao risco de morte súbita. Perdi quatro familiares assim. Hoje levo uma vida normal, dá para fazer de tudo, com monitoramento e parcimônia — explicou ele.
Conforme revelou, foi sua sogra, a jornalista Sônia Bridi, quem o alertou para que não subestimasse o problema de saúde. A repórter especial do Fantástico participou do programa e relembrou detalhes do tratamento e recuperação do genro.
— Vou confessar que tomei um susto, passei algumas noites sem dormir, preocupada. Desde quando o Rafa recebeu o diagnóstico eu estava com ele. A ideia de que ele poderia morrer a qualquer hora... Síndrome de morte súbita é uma coisa muito grave, que isso acontece com mais frequência do que imaginamos. Então, até ele fazer a cirurgia, foi uma preocupação muito grande — disse Sônia, que também agradeceu ao ator pelos netos, os quais definiu como "presentes".
Rafael Cardoso não segurou as lágrimas com o depoimento da sogra. O ator revelou que foi Sônia quem "ficou pegando no seu pé" para que procurasse tratamento o quanto antes, enquanto ele enfrentava um momento de negação de sua condição de saúde.
— Sônia é uma sogra-mãe. Ela que ficou insistindo para eu me cuidar, esteve sempre ao meu lado, me levou para fazer o exame. Perdi a minha mãe aos 11 anos e ela fez esse papel de mãe — disse o ator, emocionado.
Mariana Bridi, filha da jornalista e esposa de Rafael, também deixou seu recado para o marido, com quem tem dois filhos. Revelando que o ator faz "de tudo um pouco" no dia a dia, como cozinhar, arquitetar obras em casa e plantar produtos orgânicos, ela destacou que a melhor versão dele é a de pai:
— Eu morro de orgulho de ver exatamente esse paizão que ele é, que deixa a filha pintar a unha, passar maquiagem, que fica jogando bola, brincando de cozinha com o filho, e passando as coisas que a gente acredita para os nossos pequenos. Eu te amo, meu amor!
Chorando novamente com o depoimento da esposa, Rafael Cardoso se declarou para a companheira e brincou:
— A cirurgia do coração me deixou mais sensível. Não sou chorão assim, não.