O ator Rafael Cardoso, 35 anos, voltou a aparecer nas redes sociais após ter realizado uma cirurgia cardíaca. Em live no Instagram, nesta terça-feira (8), o artista detalhou a implantação de um CDI (Cardioversor-Desfibrilador Implantável) como forma de monitorar a miocardiopatia hipertrófica, doença com que foi diagnosticado neste ano.
De acordo com Cardoso, o aparelho é uma espécie de marca-passo, que emite choques no coração caso seja detectada alguma arritmia com risco de morte súbita, evitando a possibilidade do que seria uma parada cardíaca.
O ator descobriu a doença após ter sido diagnosticado com coronavírus. Ele decidiu fazer uma bateria de exames completa e descobriu que o coração estava com 20 milímetros de hipertrofia e 14% de fibrose. O quadro configura a miocardiopatia hipertrófica, doença em que os músculos cardíacos tornam-se anormalmente espessos.
— Quando peguei o resultado dos exames, vi que era uma bomba-relógio que poderia explodir a qualquer momento — contou Cardoso, em live no Instagram.
O ator também relatou que tinha receio de alguma anomalia cardíaca, já que quatro familiares sofreram morte súbita. Apesar disso, afirmou que nunca tinha apresentado sintomas e levava uma vida saudável, praticando futebol, natação e crossfit.
Menos de uma semana após a operação, o artista reforçou que pretende seguir normalmente com a vida.
— Em breve quero voltar a fazer o que eu gosto: acordar às 5h da manhã, correr na praia e dar um mergulho ao nascer do sol. É uma tecnologia que pode prevenir uma morte súbita, então temos mais é que usar — comentou.