A valorização da arte na pequena Russas, cidade do Ceará, move a vida de Pacarrete, protagonista do filme homônimo que foi destaque do 47º Festival de Gramado em 2019. O longa-metragem dirigido por Allan Deberton estreia nesta quarta-feira (21), às 22h55min, no Canal Brasil.
Bailarina e professora aposentada, Pacarrete (Marcélia Cartaxo) mora em um universo particular: não quer que ninguém ande por sua calçada para não sujá-la. Ela vive com sua irmã cadeirante, Chiquinha (Zezita Matos), e a empregada-governanta Maria (Soia Lira).
A dançarina quer fazer uma apresentação de balé para o povo de Russas na festa de aniversário da cidade. Quem a incentiva é Miguel (João Miguel), um terno e amoroso dono de armazém. A bailarina parece viver dentro de um sonho sem querer acordar. Acima de tudo, ama a arte.
Em seu ano de estreia, o longa foi premiado em oito categorias no Festival de Gramado. Recentemente, também foi um dos grandes destaques na premiação do Sesc Melhores Filmes. Em votação do público e da crítica, Pacarrete levou o prêmio de melhor filme nacional e melhor atriz.
No Festival de Gramado, a produção chegou com pinta de favorita. No final da exibição, o público se alternou em gritos de “bravo” e muitas palmas, além de uma reação imediata dos espectadores a Marcélia. Ela demorou para conseguir sair do Palácio dos Festivais porque recebeu muitos abraços da plateia.
Além de melhor filme e de melhor atriz para Marcélia, Pacarrete também foi escolhido o melhor filme na votação do júri popular, bem como nas categorias desenho de som, ator coadjuvante (João Miguel), atriz coadjuvante (Soia Lira), roteiro e direção para Deberton.
— Nós não estamos acreditando. Sabíamos que era um filme forte, mas não que ia atingir desse jeito a plateia de Gramado. Estamos todos muito felizes e queremos fazer outro filme para poder voltar muito em breve — disse o diretor em seu discurso.
Mais dicas
Tarde com Buzz e Woody
A Sessão da Tarde exibe, logo após o Plantão BBB, uma das animações mais amadas pelo público: Toy Story 3. Na trama, prestes a ir para a faculdade, Andy acaba jogando seus antigos companheiros no lixo por engano. Entre eles, estão Buzz Lightyear, Jessie e o Sr. Cabeça de Batata, que serão resgatados por Woody e o restante da trupe. O filme foi vencedor de dois Oscar: melhor filme de animação e melhor canção original.
Amigos para superar qualquer coisa
A terceira temporada de Um Milhão de Coisas, destaque recente de audiência nos EUA, acaba de chegar ao Globoplay. O grupo liderado por Eddie Saville (David Giuntoli) e Rome Howard (Romany Malco) vai precisar, mais uma vez, apoiar-se uns nos outros, especialmente porque suas vidas dão uma reviravolta devido à covid-19.
A plataforma disponibilizou apenas uma parte da nova fase, que deve ganhar o complemento ainda no primeiro semestre. Na série, o público poderá acompanhar temas recorrentes das outras temporadas, como depressão, câncer de mama, dependência química, violência doméstica, família e amor.
Exposição de Flávio Scholles
Segue em cartaz a exposição Quadros que Falam, de Flávio Scholles, na Galeria Bublitz, na Capital. A mostra é composta por 23 pinturas que refletem a trajetória do artista gaúcho.
“Os quadros que falam contêm os primeiros sinais para uma nova comunicação com o universo, por causa do novo, na arte e na cultura. Nas situações da colônia, meu estilo é expressionista. Nas de êxodo, picassiano, por causa da influência do místico negro. Nas situações da cidade, com a vinda dos americanos, a optical art”, afirmou Scholles no material divulgado à imprensa.
A exposição pode ser conferida até 10 de maio no site virtual.galeriabublitz.com.br ou, presencialmente, na Av. Neusa Goulart Brizola, 143, seguindo protocolos de higiene e distanciamento contra o coronavírus.
Master classes com a Ospa
Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para oito master classes gratuitas da Escola de Música da Ospa. São 40 vagas para aulas de viola de arco, contrabaixo acústico tocado com arco, flauta transversal, oboé, fagote, trompa, tuba e eufônio e caixa clara e ritmo, a serem ministradas virtualmente pelos professores da escola, que também são músicos da orquestra.
Os encontros de duas horas de duração ocorrerão quinzenalmente, entre maio e dezembro. Para participar, os alunos devem ter mais de 14 anos e conhecimento musical prévio. As inscrições devem ser feitas pelo seguinte link: bit.ly/escolaospa_masterclass2021.