A modelo catarinense Dayane Mello disputa a final do Grande Fratello VIP, versão italiana do Big Brother, na noite desta segunda-feira (1). Ela já venceu 11 paredões e é considerada favorita ao prêmio de 100 mil euros, cerca de 650 mil reais. O programa irá ao ar a partir de 17h45min (horário de Brasília) e o resultado deve ser conhecido até 21h30min. As atualizações podem ser acompanhadas pelas redes sociais do reality.
Nesta manhã, Lucas Penteado, ex-participante do BBB 21, reforçou a torcida da modelo durante participação no no Mais Você:
— Vim prestar todo o meu apoio a Dayane, uma guerreira. Espero acolhimento a ela e à família dela. Queria falar também com todos vocês que se sentiram agredidos e tiveram os gatilhos acionados: nós não somos padrões, somos livres — ressaltou o ator.
A apresentadora Ana Maria Braga também se manifestou:
— Tem que respeitar escolhas e opiniões. Empatia é o que está faltando no mundo — afirmou.
Os recados estão relacionados aos ataques sofridos pela brasileira ao longo de sua participação no reality show. Dayane foi alvo de comentários misóginos e xenofóbicos no início do programa. Mais recentemente, foi duramente criticada ao revelar ser bissexual e assumir paixão por uma colega de confinamento.
Em entrevista ao jornal Extra, o irmão de Dayane, Juliano Mello, lamentou os ataques.
— Minha irmã foi muito corajosa por se assumir bissexual. Ela sabe que boa parte dos fãs dela também são LGBTs e foi importante para eles também que ela levantasse a bandeira. No último programa que pude falar com ela ao vivo, a incentivei a botar para fora o que ela estava sentindo dentro do coração. Talvez ela já quisesse ter feito isso muito antes. Mas como nunca tinha falado para a família, somos de cidade pequena... Que bom que ela conseguiu — comentou.
Na última sexta-feira (26), um avião foi enviado para sobrevoar área próxima à casa do reality show com a faixa "Francesco tinha razão sobre tudo". O participante, que não está mais na disputa, fez comentários considerados machistas e xenofóbicos sobre Dayane.
Os fãs da brasileira responderam: outro avião foi contratado e levou mensagens de apoio à modelo. "DM: Você amou e protegeu, não manipulou #MelloFã".
Natural de Joinville, Santa Catarina, Dayane tem 31 anos vive desde 2014 em Milão. A modelo já participou de outros quatro reality shows na Itália, entre eles o Ballando com le Stelle, versão italiana de Dança dos Famosos, e o Ilha dos Famosos, que lembra o nosso No Limite.
— Estamos confiantes de que Dayane poderá vencer a competição. Mas independentemente do resultado, ela já ganhou muito. Trabalhar no Brasil era um sonho antigo dela e que agora está muito perto de se concretizar — disse Juliano Mello.
Dayane também encarou outro momento difícil durante o reality. Ela perdeu o irmão mais novo em um acidente de trânsito em Santa Catarina. A produção do programa informou sobre a morte e permitiu que ela acompanhasse o enterro por chamada de vídeo.
Brasil x Itália
Após mobilização da torcida brasileira para salvar Dayane nos paredões, os italianos prometeram bagunçar o BBB 21. Na semana passada, houve uma campanha pela permanência de Karol Conká no reality, pedindo votos para Gilberto. O resultado, porém, foi que a rapper saiu com mais de 99% de rejeição e Gilberto somou apenas 0,29%.
Dias depois, Boninho, diretor de entretenimento da Globo, compartilhou nas redes sociais uma imagem na qual uma internauta italiana ameaçava tirar Sarah e Juliette do programa brasileiro. "Pode isso Arnaldo? A torcida do BB italiano quer boicotar o nosso BBB, só porque uma brasileira tem chance de ganhar. O que você faria?", escreveu o Big Boss na postagem.