A Netflix anunciou que não colocará nenhum aviso na plataforma para alertar os espectadores que The Crown é uma obra de ficção, e não um documentário sobre a família real britânica. As informações são da revista Variety.
O pronunciamento da empresa é consequência da grande repercussão que a quarta temporada da série alcançou. Primeira a explorar a trajetória da princesa Diana e sua relação com o príncipe Charles, a nova fase do seriado foi alvo de críticas por parte de membros da família real britânica.
Acusada de não ser fiel à realidade, a produção culminou em uma exigência, manifestada pelo secretário de Cultura britânico Oliver Dowden, para que a Netflix colocasse um alerta de ficção antecedendo os episódios. O representante de Estado alertou que "uma geração de espectadores que não viveu estes eventos pode confundir a ficção com a realidade".
Em resposta, a plataforma disse: "Nós sempre apresentamos The Crown como um drama — e nós confiamos que nossos usuários entendem que é um trabalho de ficção amplamente baseado em eventos históricos. Como resultado, não temos planos — e não vemos necessidade — de adicionar um aviso".
As quatro temporadas de The Crown estão disponíveis na Netflix.