Após polêmicas acerca da série The Crown, da Netflix, o ex-mordomo da família real, Paul Burrell, resolveu se manifestar sobre o que ele sabe por sua convivência com seus membros, em especial a princesa Diana, na produção interpretada por Emma Corrin. As informações são de entrevista concedida ao jornal britânico The Sun.
Príncipe Charles e Diana
De acordo com o profissional, a relação entre Charles e Diana realmente era problemática. “Josh O’Connor interpreta o príncipe Charles como uma pessoa fria e um tanto indiferente. E temo que tenha sido isso que vi atrás de portas fechadas”, afirmou. Burrell ainda complementa dizendo que a expectativa da princesa sobre o relacionamento era outra, de acordo com suas confissões. “Diana me disse: ‘Quando me casei, pensei que meu marido estaria ao meu lado, para cuidar de mim, para me apoiar, para me encorajar, mas ele não está’. Há pessoas que dizem, ‘isso não é factual’, mas isso é muito próximo da verdade.”
O ex-funcionário ainda mencionou uma situação que presenciou na época, mas que não foi incluída na série. “Eu teria feito outra cena contando uma ocasião em que a princesa Diana desceu as escadas usando um lindo vestido preto e branco, apenas para agradá-lo, e Charles disse a ela ‘Você parece que pertence à máfia’”, conta.
A rainha e Diana
Paul Burrell também comenta que a relação entre a rainha (interpretada por Olivia Colman) e a princesa retratada na série é bem próxima da realidade. O funcionário relembra uma fala que ouviu da rainha sobre Diana, que foi reproduzida no seriado: “Elas não tinham uma relação muito próxima. Eu a ouvi dizer que Diana é ‘uma garota tão boba, ela não percebe, os homens têm casos’. Isso é muito revelador, é aceito e é o que acontece, e você simplesmente aguenta”.
Diana e o anel de noivado
Conforme Burrell, a princesa não pôde escolher seu anel de noivado, ao contrário do que é retratado na série. “Eu estava lá. A rainha escolheu com o príncipe Charles”. Ele ainda lembra que o joalheiro da Coroa ofertou um leque amplo de ofertas, quando acionado. “O príncipe desceu de sua suíte no Palácio de Buckingham e, entre eles, escolheram o anel. Diana foi presenteada.”
Diana e a bulimia
O ex-mordomo conta que é real a reprodução da doença da princesa. “Ela começou a ficar doente pouco antes de se casar e me disse que até teve um episódio na noite de núpcias”, afirmou Burrell. “É muito chato para mim assistir, deve ser chato para o público também. Ela sofreu muito com isso. The Crown retrata isso, mas apenas em pequenas cenas. Não existe um fio condutor ao longo dos 10 episódios. Ela sofreu com a doença a vida toda e não encontrou ajuda”, completa.
Rainha e príncipe Philip
De acordo com Burell, é ficção que a rainha e o príncipe Philip (interpretado por Tobias Menzies) dormiam em camas separadas. Ele lembra de um relacionamento muito mais amoroso do que é retratado na produção. “Deram a eles uma relação muito distante, e não é. A rainha e o marido não são frios um com o outro”, afirmou. “Ambos têm um conjunto de quartos. Mas há um quarto comum no meio e é o cômodo que eles usam.”
Rainha e Margaret Thatcher
Na produção da Netflix, a relação entre as duas é de rixa, mas na vida real, de acordo com Burrell, as duas são amigáveis e nutrem respeito mútuo. Ele lembra de uma situação em que a rainha escolheu trocar a cor de sua vestimenta para não usar a mesma da primeira-ministra. “Elas não estavam em guerra entre si e ninguém sabe o que é dito porque essa reunião é privada. Então, inventaram muito lá”.