A nova temporada de The Crown mal estreou e já está promovendo uma série de polêmicas. Em depoimento à revista Times, o príncipe William afirmou que a produção lançada no último fim de semana pela Netflix mostrou uma "versão perversa" da família real britânica. Ao mesmo tempo, ex-funcionários do Palácio de Buckingham alegam que o seriado trouxe detalhes fiéis aos fatos históricos.
Entre os principais pontos, o público tem duvidado das brigas e dos impasses no romance entre príncipe Charles e Lady Di, um dos norteadores da trama nesta nova fase. Além disso, os embates entre a primeira-ministra Margaret Thatcher e a rainha Elizabeth II também têm sido alvo de questionamento nas redes sociais.
Em entrevista recente à revista Vogue, Annie Sulzberger e Oona O’Beirn, chefe de pesquisa de The Crown e produtor que lidera o departamento de roteiro, respectivamente, falaram sobre a adaptação histórica para a TV:
— Uma das coisas que nos irrita é quando os artigos dizem que erramos — afirmou Sulzberger. — Quando nos desviamos do que aconteceu, essas são escolhas ativas e a forma como chegamos a essas cenas é exaustivamente pesquisada.
Pensando nesses comparativos, GZH elenca abaixo o que é real ou ficção na quarta temporada de The Crown.
Diana fantasiada de árvore quando conhece Charles
FICÇÃO. Na série, Diana Spencer está montada como uma figurante da peça Sonho de Uma Noite de Verão. Em entrevista à Vogue, os roteiristas falaram que o traje "foi uma invenção de Peter Morgan (showrunner)", mas que a ideia surgiu após uma pesquisa mostrar que Diana adorava dançar e se apresentar quando adolescente.
Segundo encontro no Badminton Horse Trials
FICÇÃO. Na série, os dois se encontraram aleatoriamente na rua, quando a verdade é que eles tiveram um novo encontro na propriedade do amigo em comum, Philip de Pass. Apenas o diálogo mostrado nesta cena da série é verdade: Lady Di lamentou sobre o funeral de Lord Mountbatten, tio-avô de Charles.
Thatcher forçada a participar de jogos da família real
REALIDADE. A primeira-ministra, a fim de fortalecer os laços com a família real, passou finais de semana com Elizabeth II e seus herdeiros na casa de campo. Mesmo sem ter interesse, Thatcher precisou se render aos jogos propostos nas horas vagas, segundo os roteiristas.
Diana patinando pelo Palácio de Buckingham
REALIDADE. Pesquisas dos roteiristas mostraram que Lady Di realmente andou de patins pelo Palácio ao som de Girls on Film, de Duran Duran. Foi comprovado também que a princesa Diana teria andado de bicicleta pelos corredores do local na noite anterior ao casamento com Charles.
O diálogo entre a Rainha e Michael Fagan
FICÇÃO. A invasão de Michael Fagan ao Palácio de Buckingham, assim como a entrada dele ao quarto da Rainha Elizabeth II, ocorreu. O que gerou controvérsias foi a interação entre eles. Em entrevista recente ao The Daily Telegraph, Fagan disse que o seriado "usou muita licença artística" porque ele e a rainha trocaram poucas palavras, e não um longo diálogo sobre Thatcher e a economia britânica. A versão que ele contou à polícia, registrada em boletim de ocorrência, aponta que ele não disse nada, pois estava muito nervoso para falar qualquer coisa.
Diana mais popular do que Charles na Austrália
REALIDADE. Segundo os roteiristas e o livro Diana: Her True Story - In Her Own Words, publicado em 1992 por Andrew Morton, a popularidade da princesa Diana ofuscou a de Charles durante a visita do casal à Austrália. Annie Sulzberger aponta que "ela era muito natural com as pessoas e as multidões começavam a gritar por ela" e que quando os dois andavam de lados separados da rua, "a parte de Charles ficava audivelmente desapontada" - ou seja, com menos gritos, porque o público queria ver Diana.
Diana presenteia Charles com um vídeo cantando uma música de O Fantasma da Ópera
FICÇÃO. Charles ficou, de fato, triste com a atuação de Diana em Uptown Girl na Royal Opera House, em 1985. No seriado, como compensação, ela teria presenteado o marido com uma gravação dela cantando uma faixa de O Fantasma da Ópera. Sabe-se apenas que Lady Di era muito fã do musical, mas nada comprova que houve algum tipo de presente envolvendo o clássico.
A bulimia de Diana
REALIDADE. Conforme relatos do documentário Diana: In Her Own Words, Lady Di realmente enfrentou um quadro de bulimia após o noivado. No filme, Diana até relembra um encontro com Charles nos corredores do palácio:
— Meu marido colocou as mãos na minha cintura e disse: "Um pouco gordinha, não?". Isso despertou alguma coisa em mim.
O bracelete de Charles para Camilla
REALIDADE. A escritora Penny Junor, autora da biografia de Camilla Parker Bowles, The Duchess: The Untold Story, revelou que o bracelete que Charles teria dado à ex-namorada existiu. Ao descobri-lo, Diana teria ficado indignada, assim como acontece em The Crown.