The Prince, animação satírica sobre a família real britânica anunciada em janeiro pela HBO Max, nem chegou à plataforma e já está cercada por polêmicas. O desenho, que promete apresentar o mundo da monarquia a partir do ponto de vista do príncipe George, de sete anos, vem sendo alvo de críticas por retratar o filho mais velho do príncipe William e Kate Middleton como um menino atrevido que não consegue ficar quieto diante dos bastidores da nobreza.
Em uma das cenas já divulgadas, George xinga membros da equipe do palácio e faz piadas sobre sua própria sexualidade — o que não foi bem visto pela crítica em função de o personagem ser uma criança. Há, ainda, ironias sobre a opulência da família real, em alusão aos altos valores gastos pelo Reino Unido para manter a realeza britânica, uma questão que há tempos vem sendo alvo de debate. "Ei pessoal, sou eu, príncipe George... Eu sei que o isolamento é difícil e estamos todos cansados de ficar presos nos mesmos 775 quartos", afirma o George da animação.
A produção é inspirada na conta do Instagram de Garry Janetti, conhecido por seu trabalho em Family Guy, que já costumava utilizar a rede social para fazer postagens de fotos da família real legendadas com comentários imaginários que criou para George, o terceiro na linha de sucessão ao trono. É Janetti, inclusive, quem dá voz ao impiedoso pequeno monarca — que, em outro clipe já disseminado de The Prince, revira a bolsa da mãe e comenta: "Não consigo encontrar o álcool gel para as mãos, tudo que vejo são frascos de remédios".
Repercussões negativas
O programa da HBO tem recebido críticas também de outros produtores de televisão. "Uma coisa é revirar fatos reais em séries como The Crown, mas zombar de uma criança de sete anos parece cruel e injusto. Algumas coisas deveriam estar fora de cogitação. É moralmente errado usar uma criança para obter risadas baratas", afirmou um membro da Disney, não identificado, em depoimento ao The Daily Mail.
A crítica de televisão Katherine Singh manifestou-se no mesmo tom: "É importante lembrar que George ainda é uma criança que não teve voz ativa na vida. O que dizemos sobre as pessoas, mesmo aquelas que parecem intocáveis como os membros da realeza, pode afetar séria e negativamente. O príncipe George tem idade suficiente para saber o que está acontecendo".
Gary Janetti, por outro lado, defendeu enfaticamente o programa: "Eu espero que ele (o príncipe George) ache isso superengraçado e, obviamente, veja que tudo é feito com carinho". A produção ainda não teve data de estreia confirmada.