Comemorando 35 anos de carreira artística, a atriz Claudia Raia concedeu entrevista ao Fantástico, da Rede Globo, na noite deste domingo (8). A artista está lançando dois livros em que conta histórias inéditas sobre a trajetória profissional, os romances, as conquistas e os arrependimentos.
Logo no começo da entrevista, Claudia já foi adiantando: "a minha vida é um programa de humor porque as minhas histórias são inacreditáveis e parece que foram inventadas".
Nas 256 páginas do livro de memórias, Claudia descortina a própria vida, como nos palcos. Entre os detalhes revelados, memórias da adolescência, de quando estudava balé no American Ballet Theatre, nos Estados Unidos, e foi vítima de assédio na casa onde morava:
— Era um coreógrafo americano que tinha uma relação ótima com a minha mãe. (...) Ele entrou no meu quarto e colocou a mão na minha perna. Só que a mão ficou e a mão foi subindo. Peguei a minha mala e saí. Fiquei completamente perdida. É um assunto muito atual e que bom que, hoje, a mulher tem voz para falar o que ela sofreu.
A atriz revelou que o seu primeiro grande amor, na verdade, foi Jô Soares, na década de 1980. Ele foi o responsável por batizá-la artisticamente como Claudia Raia. Na época, ela participava do humorístico Viva o Gordo.
Em 1986, Claudia casou com o então ator, hoje deputado federal pelo PSDB, Alexandre Frota. A cerimônia foi na igreja Candelária e o casal teve 60 padrinhos. Poucos antes de entrar na igreja com um único pé de sapato, pois o outro havia sido arrancado por um fã, Claudia ouvir um conselho surpreendente da própria mãe:
— A minha mãe disse: "minha filha, pelo amor de Deus, não se case. Esse homem não é para você". E eu dizia: "Mas não é possível que você venha me avisar agora, na hora de eu entrar na igreja". (...) Definitivamente não era o homem da minha vida”.
Nas eleições presidenciais de 1989, Claudia apoiou Fernando Collor de Mello, como já havia feito quando o político ainda era deputado em Alagoas.
— Paguei caro por isso, muito caro. Fui acusada de ter AIDS porque alguém fez uma piada dizendo que ele estava magro e as pessoas diziam que eu tinha um relacionamento com ele. (...) Coisas inacreditáveis que eu passei por ter me envolvido, por ter estado ao lado da pessoa errada no momento errado — contou.
No início da década de 1990, Claudia quase teve um romance com o apresentador Fausto Silva.
— Rolou mesmo isso lá em 90, 91. Teve todo esse momento, todo esse movimento, todo esse empenho. Uma tentativa dele de romance.
Sobre o casamento com o ator Edson Celulari, com quem manteve um relacionamento de 17 anos e teve dois filhos, a atriz reforça que ele lhe trouxe equilíbrio na vida.
— Eu adoro o Edson, sou muito grata a ele. Ele trouxe realmente o equilíbrio na minha vida, ele trouxe realmente o famoso baixar a bola — admitiu.