No dia 18 de setembro, a televisão completa setenta anos no Brasil. Responsável por reunir famílias e amigos, o aparelho passou por diversas modificações, e até hoje desempenha o papel de informar e entreter.
Nesta linha do tempo, confira as principais transformações que o veículo sofreu ao longo dos anos, assim como atrações que marcaram época:
1923
Os obstáculos à veiculação de imagens chegam ao fim com a criação, nos EUA, do iconoscópio, pelo cientista russo Vladimir Kosma Zworykin.
1926
É feita a primeira transmissão de imagens pelo sistema eletromecânico, em Londres, com o inglês John Baird. Nos anos seguintes, começam as transmissões regulares nos Estados Unidos e na Europa.
1949
Têm início os primeiros projetos para a implantação da TV no Brasil. O empreendedor foi Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados.
1950
Nasce a PRF-3 TV Tupi, primeira emissora brasileira. O equipamento usado é o Quadruplex duas polegadas, e todas as transmissões são ao vivo. Para que o público conheça a novidade, são importados 200 televisores.
1951
Começam a ser fabricados os primeiros televisores brasileiros, pela Invictus, com kits e tubos ainda estrangeiros. Estreia da primeira novela, em dezembro, na Tupi: Sua Vida Me Pertence, escrita por Walter Forster e estrelada por Vida Alves e o próprio Forster, que dão o primeiro beijo da teledramaturgia.
1952
Estreia de Sítio do Pica-pau Amarelo, na TV Tupi. Programa infantil foi replicado em novas versões na Band, Cultura e na Globo nas décadas seguintes.
1954
Entra em operação, nos EUA, o sistema eletrônico de TV em cores, o NTSC, compatível com os aparelhos em preto e branco da época. Mais tarde, os franceses criam o Secam e os alemães, o PAL.
1955
Hebe Camargo estreia o primeiro programa feminino, O Mundo É das Mulheres, dirigido por Walter Forster, na Tupi. Ela passaria por Record, Band e SBT, até morrer em setembro de 2012.
1956
A TV Record, Canal 7, realiza a primeira transmissão direta de outra cidade para São Paulo: um jogo de futebol em Campinas, em abril, utilizando o slogan “100 km à frente”. Em junho, é feita a primeira transmissão do Rio para São Paulo, exibindo o Grande Prêmio Brasil.
Em julho, transmite-se a partida de futebol entre Brasil e Itália. O ano também tem a estreia do programa de Chacrinha na TV Tupi, o Rancho Alegre. O comunicador passaria ainda pela Record e pela Globo, até morrer em 1988.
1957
É fabricado o primeiro tubo de imagem brasileiro para TV, pela Ibrape. Já existem 10 emissoras no país. A Praça da Alegria, com Manoel de Nóbrega, estreia na TV Paulista. Ano também marca a estreia do Noite de Gala, com Chico Anysio.
1958
A TV Tupi, Canal 3, introduz o play-back, processo de orquestração musical para acompanhar cantores. Estreia de Ofélia Anunciato, a primeira culinarista, na TV Paulista. Silvio Santos também estreia programa na Paulista, tendo passagens por Record, Tupi e Globo até comprar o SBT.
1959
No dia 20 de dezembro, é inaugurado o primeiro canal de televisão do Rio Grande do Sul, a TV Piratini, da rede Emissoras Associadas, de Assis Chateaubriand.
1960
Inauguração oficial da TV Excelsior, com o programa Brasil 60, atração musical comandada por Bibi Ferreira que permaneceu no ar por cinco anos.
1961
Tem início a utilização do videotape. O Brasil tem 980 mil aparelhos.
1962
A TV Gaúcha, atual RBS TV, é inaugurada em 29 de dezembro. O videotape permite que os programas sejam editados antes de irem ao ar. Além disso, um mesmo programa pode ser exibido em todo o país, com fitas transportadas via malote aéreo.
1963
São feitas as primeiras experiências de TV em cores pelas TVs Tupi e Excelsior. Estreia da primeira novela diária, 2-5499 Ocupado, na Excelsior, com Glória Menezes e Tarcísio Meira como protagonistas.
1965
Realização, em abril, do primeiro Festival da Música Popular Brasileira, com a vitória de Elis Regina, na TV Excelsior. O formato marcou as décadas iniciais da TV. Em agosto, a TV Record estreou a Jovem Guarda, com Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos.
1966
Estreia de Redenção, considerada a novela mais longeva da teledramaturgia nacional, com 596 capítulos, exibida pela Excelsior entre 1966 e 1968. Copa do Mundo de 1966 foi transmitida com auxílio de videotape. Na Globo, lançamento de TV 0 – TV 1, um dos primeiros programas a satirizar outras atrações da TV.
1967
Estreia de Edson Cury, com o TV Bolinha, na TV Excelsior. Ficou no ar por 25 anos. Apresentador morreu em 1998. No mesmo ano, Raul Gil estrelava como apresentador no Raul Gil Room, também na Excelsior, após ter se destacado em show de calouros. Gil também passou pela Manchete, Record e SBT.
1968
É inaugurado o Sistema de Transmissões por Satélites e a Rede Nacional de Microondas, em Brasília, com posterior instalação no Rio.
1969
A TV Difusora, dos Freis Capuchinhos de Santo Antônio, entra no ar em 10 de outubro. A Embratel transmite, via satélite, o lançamento da nave espacial Apollo 11 e a chegada do homem à Lua. A Rede Globo dá início à operação em rede no Brasil com o Jornal Nacional.
1970
Estreia de Faça Humor, Não Faça Guerra, com participação de Jô Soares. A Copa do Mundo no México é a primeira a ser transmitida ao vivo pela TV no Brasil. Cerca de 90 milhões de brasileiros assistiram pela televisão.
1971
A TV Gaúcha afilia-se à Rede Globo.
1972
Em 19 de março, é inaugurada oficialmente a transmissão em cores na TV brasileira. O evento transmitido é a Festa da Uva, diretamente de Caxias do Sul. Ano também marca a estreia do infantil Vila Sésamo e da primeira versão de A Grande Família, que ganharia um remake em 2001. É realizada também a primeira transmissão de uma Olimpíada no Brasil: competição foi realizada em Munique (Alemanha) e tinha imagens exibidas pela Rede Globo.
1973
Estreia do Globo Repórter, com apresentação de Sérgio Chapelin.
1974
Inauguração da TVE do Rio Grande do Sul. Estreias de Os Trapalhões, na TV Tupi, e da Sessão da Tarde, na Globo.
1977
O Bem-Amado é a primeira novela em cores.
1978
Inauguração da TV Guaíba, do grupo Caldas Júnior, dia 10 de março.
1979
TV Difusora passa a apresentar 30% da programação da Bandeirantes. Globo estreia Carga Pesada, sobre a jornada de dois caminhoneiros vividos por Stênio Garcia e Antonio Fagundes. Dupla fez um remake em 2003.
1980
Surge o UMatic, o primeiro equipamento portátil. O VT ainda é separado da câmera, mas com ganho na qualidade de imagem. As externas ganham agilidade e passam a ser feitas com maior frequência. Estreia de Marília Gabriela como âncora no TV Mulher, após meteórica carreira como repórter da Globo. A comunicadora passou por CNT, SBT, Band, RedeTV! e GNT, até se aposentar em 2016.
1982
Gugu Liberato estreia na TV com o Viva a Noite, no SBT. No mesmo ano, vai ao ar o Galpão Crioulo, um dos programas mais longevos da TV gaúcha.
1983
Estreia de Xuxa como apresentadora no Clube da Criança, na TV Manchete.
1985
Estreia de Roque Santeiro, novela considerada a de maior audiência da história da Globo até hoje.
1986
Xuxa estreia o Xou da Xuxa, na Globo.
1987
Estreia do TV Mix, na TV Gazeta, apresentado por Serginho Groisman.
1988
Estreia da TV Pirata, um dos principais humorísticos da TV brasileira.
1989
Estreia do Domingão do Faustão, com Fausto Silva, na Globo.
1990
Chega a Betacam, com excelente qualidade e VT acoplado. Estreia da Escolinha do Professor Raimundo. Início da MTV Brasil, com programação dedicada à música. A emissora chegou ao fim em 2013.
1993
A TV por assinatura chega ao Estado. Estreia de Ana Maria Braga no Note e Anote, após passagens pela Band e Tupi, no entretenimento. Mais tarde, ela iria para a Globo no Mais Você, a partir de 1999.
1995
Em 15 de maio, estreia a TVCOM, do Grupo RBS, com programação voltada exclusivamente para a comunidade. O canal encerrou suas atividades em 2017. Chega uma nova versão da Betacam, a DVCam. Processamento do sinal é digitalizado, mas a gravação continua a ser feita em fita magnética. Uma das vantagens é o ganho de luz.
1996
Estreia de Sai de Baixo, humorístico de Miguel Falabella, que teve altos índices de audiência até 2002. O Canal Rural, parceria do grupo RBS com a Rede Globo, é inaugurado em 11 de novembro.
1997
Ratinho estreia como apresentador de entretenimento, após ter se destacado como repórter policial.
1998
A Globo faz os primeiros testes de transmissão digital direto da Copa do Mundo na França.
1999
Estreia da Globo Internacional, com programação sendo exibida no Exterior.
2000
Estreia de No Limite, considerado o primeiro reality show do país.
2002
Estreia na Globo o Big Brother Brasil, longevo reality show, com 20 edições já realizadas.
2004
Tais Araujo é a primeira atriz negra a protagonizar uma novela que não fosse de época, em Da Cor do Pecado.
2007
Sinal digital estreia no Brasil em São Paulo, com som e imagens em alta definição.
2008
Estreia do sinal digital na RBS TV, em novembro, no Jornal do Almoço.
2012
Estreia de Avenida Brasil, novela da Globo que é o folhetim brasileiro mais vendido no Exterior (mais de 150 países).
2016
Início do desligamento do sinal analógico em todo o país, que tem mais de 100 milhões de aparelhos.
2018
Primeira fase do desligamento analógico é encerrada e atinge 1.378 municípios brasileiros.
2020
No RS, cerca de 89% dos domicílios já operam no sinal digital.