Piscinas naturais, rios, trilhas, mirantes e fauna e flora típicos da Mata Atlântica. O Globo Repórter desta sexta (11), às 22h45min, na RBS TV, reexibe sua viagem à Serra da Bocaina, reconhecida como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Está localizada entre as duas maiores metrópoles do país: a 200 quilômetros do Rio de Janeiro e a 30 quilômetros de São Paulo.
Em uma coprodução com a Rede Vanguarda, afiliada da Globo, o repórter Rogério Correa percorre florestas e cachoeiras para revelar a beleza de territórios isolados da região.
– Ao olhar no mapa, não temos ideia de como a área do parque é grande. Em uma única expedição, para chegar à Cachoeira do Veado, foram três horas de carro e sete de caminhada. É uma área com lugares fantásticos, que impressionam pela beleza – conta Correa.
Iguaria
As cachoeiras são o destaque do programa. A Santo Isidro tem 80 metros de queda d’água, altura de um prédio de 26 andares; e a do Veado, dois paredões d’água, um com 90 metros e outro com 110 metros. Já a Cachoeira do Bracui, localizada no meio da serra, tem vista para o mar.
A região também tem animais importantes da fauna brasileira. Circulam pela região a onça parda, um dos maiores felinos das Américas, jaguatiricas, porcos selvagens e mais de 300 espécies de aves. A formiga tanajura ou içá fêmea é ingrediente de uma inusitada iguaria da culinária local, preparada com banha de porco, alho e sal. O prato foi batizado por Monteiro Lobato, ex-morador da região, como caviar caipira.
As quedas d’água, especialidade da Serra da Bocaina, também se destacam na Floresta Amazônica. No Globoplay, o espectador pode rever o episódio de 28 de fevereiro do Globo Repórter, que fez um passeio pela região. É possível conhecer mais detalhes da cachoeira de Iracema, com acesso mais fácil, e a queda d’água de Mutum, mais distante, com sete piscinas de pedra e sete metros de profundidade.
Gessinger em corrente solidária
Humberto Gessinger realiza uma nova live nesta sexta em seu canal oficial no YouTube, a partir das 20h. A transmissão pretende arrecadar fundos para a Associação Dd Peito Aberto (APA). Criada em 1999, a iniciativa auxilia crianças portadoras de doenças pulmonares graves e crônicas, realizando a compra de equipamentos e medicamentos, além fundos para suas famílias.
No repertório, o músico deve lembrar grandes sucessos que consagrou à frente da banda Engenheiros do Hawaii e também canções de sua carreira solo, como as de seu recente álbum Não Vejo a Hora, lançado no começo do ano, o primeiro com faixas inéditas desde 2013.
Mãe solteira em apuros
Uma das estreias desta sexta-feira da Netflix é a série A Duquesa, protagonizada pela canadense Katherine Ryan. A atriz, que também escreveu o roteiro e produziu o seriado, vive uma mãe solteira de Londres que deseja ter seu segundo filho. Ainda insegura com seu novo namorado, que deseja evoluir o relacionamento, Katherine cogita ter outro filho com seu desafeto, o pai da criança que cria sozinha. A primeira temporada tem seis episódios de 30 minutos de duração.