De tempos em tempos, um produtor executivo nos Estados Unidos se cansa de novas histórias e tem a seguinte epifania: se deu certo uma vez pode ser que funcione de novo. E assim surge um reboot de série. A fórmula é mais ou menos a seguinte: pegar um sucesso de décadas anteriores, contratar um elenco jovem e dar uma roupagem contemporânea.
Há um lado bacana que é a possibilidade de inserir diversidade no elenco, além de trazer histórias atemporais para o atual contexto. Por exemplo, Anos Incríveis agora será protagonizada por uma família negra. Uma Galera do Barulho será estrelada por uma atriz trans. Buffy, A Caça-Vampiros contará com mais diversidade também.
Ainda é possível corrigir elementos da trama que deram problemas anteriormente. E, é claro, apresentar um produto bacana para as novas gerações. Vale destacar que a maioria das atrações previstas para receberem um reboot são séries adolescentes.
Fãs de longa data podem agir com desconfiança ou desdenhar do reboot no início, mas sempre haverá uma parcela que ficará curiosa. Não é sempre que funciona a reciclagem de um sucesso antigo, mas é o tipo de risco que os executivos de TV topam passar (leia-se: "aposta segura").
A seguir, confira algumas séries adolescentes que deverão ganhar novas versões nos próximos tempos.
Um Maluco no Pedaço
Sitcom que completou 30 anos nesta quinta-feira (10), Um Maluco no Pedaço projetou a carreira de Will Smith como ator. E ele próprio confirmou na última terça-feira (8) que um reboot da atração está a caminho. Intitulado Bel-Air, a produção será da empresa de streaming Peacock (serviço disponível, por enquanto, apenas nos Estados Unidos) e já tem duas temporadas garantidas.
— Acabamos de fechar oficialmente o acordo com o Peacock com um pedido de duas temporadas sem precedentes — disse Smith em vídeo no seu canal do YouTube. — Estou neste negócio há 30 anos e isso não acontece. Eles encomendaram duas temporadas completas de Bel-Air com base na qualidade da ideia e no trabalho que vocês fizeram. Estou animado.
Bel-Air revisita a trama de Um Maluco no Pedaço ao contar a história de um jovem negro que é enviado para morar com seus tios ricos em um bairro nobre de Los Angeles. Desta vez, o protagonista parte para oeste após ser encontrado portando uma arma. Com um tom mais dramático, a intenção do reboot é aprofundar o choque de culturas e sentimento de inadequação que são abordados de maneira mais superficial na comédia.
A nova produção é inspirada em um trailer não oficial produzido pelo cineasta Morgan Cooper, que viralizou em 2019. Cooper ficará responsável pela direção e pelo roteiro da nova série. Smith também está por trás da produção do reboot.
Anos Incríveis
“What would you think if I sang out of tune?” (“O que você pensaria se eu cantasse desafinado?”). Para uma geração, é só ouvir o primeiro verso da interpretação de Joe Cocker para With a Little Help From My Friends, dos Beatles, que a lembrança da abertura de Anos Incríveis vem à tona.
Exibida entre 1988 e 1993, a série abordava uma família branca vivendo em um subúrbio americano nos anos 1960. O reboot irá se passar na mesma época, mas desta vez com foco em uma família negra, trazendo novas histórias.
A versão deve ser exibida pelo canal ABC. Segundo o site The Hollywood Reporter, a ideia é que a estreia do reboot ocorra entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro de 2022.
O roteirista da nova versão de Anos Incríveis é Saladin K. Patterson, que já trabalhou em The Big Bang Theory e Frasier. O cocriador da série original, Neal Marlens, irá atuar como consultor da nova produção. Fred Savage (que viveu Kevin Arnold, protagonista da primeira versão) será diretor e produtor executivo do projeto.
Buffy, A Caça-Vampiros
Protagonizada por Sarah Michelle Gellar, Buffy, A Caça-Vampiros foi exibida entre 1997 e 2003 e propiciou até um spin-off – Angel (1999—2004). Por sua vez, a série original era uma adaptação do filme de 1992, que tem o mesmo nome, mas a atriz Kristy Swanson como caçadora de vampiros.
O reboot está sendo desenvolvido pela 20th Century Fox Television (hoje propriedade da Disney) desde 2018, contando com o criador da série original, Joss Whedon, como produtor executivo. Ele irá atuar como showrunner com Monica Owusu-Breen, com quem já trabalhou em Agents of S.H.I.E.L.D.
Uma das previsões para a nova versão é de que haja mais diversidade no elenco. Segundo informações do Deadline, Whedon quer uma mulher negra para interpretar Buffy.
Ainda não se sabe a data de estreia do reboot nem detalhes da trama, mas produtores adiantaram ao Deadline que a série irá discutir os problemas da sociedade atual por meio de metáforas, além de modernizar os bastidores das gravações, sem deixar de se apoiar na mitologia original para agradar ao público.
"As Patricinhas de Beverly Hills"
Primeiro, veio o filme de 1995 vagamente baseado no livro Emma (1815), de Jane Austen. Lá estavam nomes como Alicia Silverstone, Paul Rudd e Brittany Murphy. Entre 1996 e 1997, foi uma sitcom que não decolou — vale ressaltar que não contava com o elenco do longa. Agora, As Patricinhas de Beverly Hills voltarão como série novamente.
Produzido pela Peacock, o reboot será focado na coadjuvante Dionne. No filme, ela é a melhor amiga da protagonista, Cher. Segundo informações do site The Hollywood Reporter, a série terá um toque de mistério, estilo Riverdale.
Conforme a publicação, a “abelha-rainha” Cher irá desaparecer, e Dionne assumirá seu lugar como a garota mais popular da escola. Ao mesmo tempo, ela passará a investigar o sumiço da amiga. Ainda não há data para a nova versão.
Gossip Girl
Drama adolescente baseado na série literária homônima da escritora Cecily von Ziegesar, Gossip Girl foi ao ar entre 2007 e 2012. A nova versão deve ser exibida pelo HBO Max.
Segundo o Deadline, a trama do reboot deve explorar como as redes sociais mudaram a cena da sociedade elitizada de Nova York. Emily Alyn Lind (Revenge e Code Black) interpretará protagonista Audrey. Além dela, o elenco contará com com nomes como Eli Brown (Pretty Little Liars: The Perfectionists), Whitney Peak (O Mundo Sombrio de Sabrina), Jason Gotay (Peter Pan Live!) e Johnathan Fernandez (Máquina Mortífera). Já Kristen Bell retorna ao papel de narradora.
As gravações do reboot de Gossip Girl estão previstas para outubro, e a série deve estrear em 2021.
Pretty Little Liars
Exibida entre 2010 e 2017, Pretty Little Liars combinava drama adolescente com mistério. Uma nova versão está a caminho sob a batuta de Roberto Aguirre-Sacasa, o criador de Riverdale e O Estranho Mundo de Sabrina.
Segundo informações da Variety, o projeto está sendo desenvolvido pela Warner Bros. Television, ainda em estágios iniciais. Ainda não há detalhes sobre a trama ou a data de lançamento.
Uma Galera do Barulho
No ar de 1989 a 1993, a sitcom adolescente ganhará o seu reboot para o Peacock. A atriz trans Josie Totah interpretará a protagonista. Na trama, ela vive Lexi, uma líder de torcida popular que tem a língua afiada. Ainda não há data confirmada para o lançamento.
Punky, A Levada da Breca
"A menina que ilumina/Toda a vez que a gente vê", dizia a versão brasileira da canção de abertura de Punky, A Levada da Breca. A série foi originalmente exibida de 1984 a 1988, ou seja, a Punky já não é mais uma menina. A atriz Soleil Moon Frye, que vivia a protagonista, hoje tem 44 anos. Mas nada impede que ela volte a reprisar o papel em uma nova versão da série, que está sendo apontada como reboot.
Na trama oitentista, Punky era uma garota criada por um pai adotivo. Agora, ela reaparece como uma mãe solteira de três filhos, que conhece uma jovem cuja história lembra muito a sua própria infância.
Ainda sem data de lançamento, a série deve ir ao ar pela plataforma Peacock. Será que Punky voltará a iluminar?
Texas Ranger
Série estrelada por Chuck Norris, a atração foi produzida pela rede de TV CBS e transmitida de 1993 a 2001. No reboot, Jared Padalecki (Sam, de Supernatural) será o policial Cordell Walker. A nova versão será exibida pelo canal americano The CW, com previsão de estreia para janeiro de 2021.