La Casa de Papel, Dark e até mesmo The Good Doctor. Algumas das séries mais amadas dos brasileiros nem ao menos figuraram na lista dos indicados ao Emmy Awards, anunciada na manhã desta terça-feira (28). Conforme divulgado, Watchmen e The Marvelous Mrs. Maise foram as séries campeãs em indicações.
Uma explicação é importante antes de pensar na premiação, que é considerada o Oscar da TV. Assim como o evento que anuncia os melhores do cinema, o Emmy também valoriza as produções americanas. Sendo assim, o evento aceita apenas inscrições de seriados feitos e lançados nos EUA.
Ou seja, La Casa de Papel e Dark ficam fora da possibilidade de indicação por terem sido gravadas na Espanha e Alemanha, respectivamente. Mesmo com o sucesso em território americano, os seriados são desprezados.
Além desta regra, há também o período limite de lançamento da produção. Em 2020, somente séries divulgadas entre 1º de junho de 2019 e 31 de maio podem ser votadas. A quarta e última temporada de 13 Reasons Why, por exemplo, ficou de fora por ter sido lançada no dia 4 de junho. Dark, se pudesse, também cairia fora nesse critério — ela chegou ao streaming em 27 de junho.
Por fim, The Good Doctor é americana e não foi lembrada. Neste caso, parece haver a uma certa resistência dos votantes: nenhuma das duas temporadas anteriores da série tinham sido indicadas ao prêmio. E mais: por ter sido uma adaptação de uma série sul-coreana, a trama não pode se inscrever.
Emmy Internacional
Uma boa chance para La Casa de Papel é o Emmy Internacional, versão do evento que aceita produções produzidas e lançadas fora dos EUA. Mas com um detalhe: o inscrito precisa ter sido divulgado entre janeiro e dezembro do ano anterior. Desta forma, a quarta temporada da série que mostra a trupe do Professor deve figurar na premiação só em 2021 — ela chegou à Netflix em abril.
Um bom local para séries brasileiras buscar espaço é esta premiação. Anualmente, é normal ver novelas da Globo e até minisséries exibidas pela emissora aparecerem na lista de indicados.
O Emmy Internacional encerrou suas inscrições em fevereiro e realiza votações preliminares com os mais de 900 votantes de entre março e setembro —mês que deve sair a lista final de indicados. Os vencedores serão conhecidos em novembro.
Uma solução para este impasse seria a criação de uma categoria chamada Melhor Série Estrangeira, como o Oscar faz para os filmes. Afinal, cada vez mais, as plataformas de streaming tem investido em produções independentes de fora da América do Norte — muitas têm repercutido por lá.
O problema é que, querendo ou não, os prêmios do Emmy são conhecidos por serem entregues a quem tem prestígio entre os votantes. Aí vale campanhas por parte dos estúdios, que usam e abusam de contatos para garantir mais votos na decisão final, o que resultaria em uma dificuldade de proximidade para as produções de fora.