Muito antes do álcool gel entrar na moda, o ambiente esterilizado dos hospitais já era um sucesso na televisão. Foi ainda nos anos 1960 que séries como Dr. Kildare (1961-1966) começaram a conquistar o carinho do público. De lá para cá, não faltaram exemplos de produções campeãs de popularidade protagonizadas por médicos, culminando no verdadeiro festival de séries do gênero no ar, atualmente.
Kildare, é verdade, já era um velho conhecido do público quando chegou nas telinhas: ele foi criado na década de 1930, por Max Brand, para protagonizar contos em revistas; daí para frente estrelou filmes, radionovelas e quadrinhos, antes de chegar à televisão. Uma trajetória transmídia (termo que se popularizaria bem depois) para comprovar o encantamento instigado pelos médicos da ficção.
A seguir, relembre alguns outros dramas médicos que fizeram história na televisão:
"M*A*S*H " (1972-1983)
Foi nos anos 1970 que um verdadeiro fenômeno do tipo nasceu: M*A*S*H, que acompanhava um grupo de médicos e enfermeiros na base hospitalar do Exército dos EUA durante a Guerra da Coreia. Comédia dramática, com um boa dose de criticismo às aventuras bélicas do país, a produção mantém até hoje um dos recordes da televisão norte-americana, uma vez que registrou uma audiência de 106 milhões em seu último capítulo, em fevereiro de 1983, a maior cifra já obtida por uma série de TV.
"Plantão Médico" (1994 - 2009)
Um sucesso semelhante seria visto apenas na década de 1990, com Plantão Médico (no original, apenas ER). Com ritmo quase frenético, a produção levou o público para dentro de um pronto-socorro, além de acompanhar os dramas pessoais dos médicos. Ali, foram revelados nomes como George Clooney, que interpretava o pediatra Doug Ross. A série, com 331 capítulos, chegou a tirar de M*A*S*H o título de drama médico mais longevo (a sitcom contava com 251 episódios), ficando no topo do ranking por quase 10 anos, até 2019, segundo a base de dados do IMDb.
"House, M.D." (2004 - 2012)
Durante o sucesso de Plantão Médico, outro tipo de drama hospitalar ganhou popularidade. Em 2004, David Shore decidiu unir o sucesso das tramas médicas com o mistério de Sherlock Holmes. Nasceu, então, House, M.D. protagonizada por Hugh Laurie.
O clima de ação de E.R. foi substituído por um tipo de desenvolvimento mais lento e investigativo, uma vez que House tratava apenas pacientes com diagnósticos exóticos e indefinidos. O médico mal-humorado, ranzinza e irônico teve a maior audiência de 2008, segundo o Eurodata TV Worldwide, com mais de 81,8 milhões de telespectadores em 66 países.
"Grey's Anatomy" (2005 -presente)
Plantão Médico acabou desbancado do ranking de série médica mais longeva por Grey's Anatomy, que permanece no ar há 16 anos, com uma 17ª temporada a caminho. Já são 364 episódios, e a emissora original do drama, a ABC, promete que eles vão continuar produzindo novos capítulos enquanto Ellen Pompeo (a protagonista) e Shonda Rhimes (a criadora) desejarem. Com mais dramas e reviravoltas que uma novela mexicana, Grey's acompanha a trajetória de um grupo de médicos dos primeiros anos depois da graduação, quando são apenas internos do hospital, até o exercício pleno da medicina.