A segunda temporada do Mestre do Sabor já eliminou dois candidatos, e a disputa promete ficar mais quente a partir desta quinta-feira (28), com a chegada de um novo jurado. O programa vai ao ar às 22h40min, na RBS TV.
Devido à propagação do coronavírus na Europa, José Avillez, dono de um restaurante em Portugal, precisou abandonar a bancada de juízes, que dividia com Kátia Barbosa e Leo Paixão. Em seu lugar, o reality show culinário recebe o chef brasileiro Rafael Costa e Silva.
Detentor de inúmeros prêmios de gastronomia mundo afora, Rafael acredita que a melhor estratégia dentro da disputa é não ter planos bem definidos.
— O que sempre repito nos meus restaurantes, e repeti também para o time, é que precisamos ter uma visão panorâmica de tudo que estamos fazendo. Para isso, é preciso dar um passo para trás e colocar tudo em perspectiva. E experimentar, provar os pratos, sempre — explica Rafael, em entrevista a GaúchaZH.
Ganhador de uma estrela no Guia Michelin, depois de figurar entre os 50 melhores restaurantes do mundo com o Lasai, o chef carioca conta que conversou com Avillez para conhecer melhor seu time, formado por cozinheiros profissionais e experientes.
— Falamos muito sobre como é subjetiva a qualidade dos pratos e a degustação do Claude (Troisgros) e do Batista. Mas a dica mais importante foi sobre o tempo, como usá-lo a seu favor durante as provas — detalha Rafael.
Ele guarda com carinho o fato de ter sido convidado pelo próprio português para substituí-lo:
— O Avillez é um ícone da gastronomia mundial. Eu mesmo, quando fui ao seu restaurante, cinco anos atrás, tive uma mudança de chave. Foi muito bom, lembro de todos os pratos que experimentei, são inesquecíveis.
Retorno
Como a pandemia do coronavírus se alastrou em Portugal antes do que no Brasil, Avillez deixou o país ainda em fevereiro para cuidar de seus negócios. Apenas a final do reality, prevista para julho, deve ser ao vivo – e é possível que o português retorne à bancada para a grande decisão.
— Espero muito estar presente. Criei esse apego com as pessoas, com os cozinheiros, que são muito corajosos, e tudo isso é algo muito afetuoso. Espero que na final o mundo já esteja mais tranquilo para celebrar essa festa da gastronomia brasileira e que eu possa estar com vocês — torce Avillez.
O programa desta quinta segue com a segunda etapa da competição, chamada Na Pressão, formada por duas provas. Na primeira, o Menu Confiança, os times preparam três pratos, que serão avaliados por Troisgros e Batista. A melhor equipe ganha imunidade para a semana seguinte.
Já a segunda rodada é a Batalha dos Cucas, com os dois times restantes. Antes do início da prova, cada mestre salva um ou dos chefs, que agora competirão individualmente.