O Mestre do Sabor (Globo) desta quinta-feira (28) marcará a chegada de um novo chef para a cozinha: Rafa Costa e Silva. Será ele quem dará continuidade ao trabalho desempenhado até então pelo chef português José Avillez, que retornou ao seu país por causa da pandemia do coronavírus.
— Eu estou bem animado e com as melhores expectativas possíveis. Tem sido tudo muito especial e novo para mim. Estou atuando ao lado dos melhores profissionais, com uma estrutura incrível, que dá todo o suporte para a equipe e para todos ali. E ainda tive a oportunidade de viver uma troca com o Avillez, um profissional que eu admiro muito desde a época em que trabalhei na Espanha — conta o chef carioca.
Rafa é detentor de inúmeros prêmios de gastronomia mundo afora, incluindo uma estrela no Guia Michelin depois de figurar entre os 50 melhores restaurantes do mundo com o Lasai, no Rio de Janeiro.
Novo integrante do Mestre do Sabor, o chef Rafa Costa e Silva diz que é muito difícil substituir o amigo português.
— Avillez é um ícone da gastronomia mundial. Eu mesmo, depois que o conheci e saboreei seu restaurante, tive uma mudança de visão da gastronomia.
O convite, diz Costa e Silva, surgiu de uma mensagem trocada com o apresentador Claude Troisgros.
— Pensei até que fosse trote, porque ele perguntou se eu podia falar e que era urgente. Comentei com o filho dele, que é meu amigo: "Acho que clonaram o celular do seu pai".
Ele afirma que aceitou o convite sob condição de Avillez se juntar a eles na final.
— O que eu mais levo em conta na hora de avaliar um prato é o sabor. Quantidade e técnica dentro de um prato eu só levo em conta para critério de desempate. Há provas com tantos pratos excelentes que é preciso escolher o "'menos melhor" (risos).
O chef é casado e tem um filho pequeno. E é para ambos que ele tem cozinhado em meio a quarentena.
— Tenho cozinhado como nunca (risos). Minha esposa também adora cozinhar e até meu filho, que apesar de ter só dois anos, tem adorado ficar na cozinha e participando também.
O chef português José Avillez esteve nos cinco primeiros programas desta temporada do Mestre do Sabor, porque ele decidiu retornar ao seu país de origem para gerenciar de perto seus restaurantes e ajudar os afetados pela pandemia do novo coronavírus.
—Tem sido uma loucura. Não sabemos o que vai acontecer. Tentamos ajudar da maneira que sabemos. Fazemos cerca de cem refeições diárias solidárias para quem não tem o que comer e projetamos o futuro sem certezas — diz o chef.
Ele conta que a decisão de deixar o programa foi muito difícil, mas necessária.
— Fiquei alguns dias ponderando e acabei por decidir que era o que tinha de fazer. Tive muito apoio de toda a equipe da Globo — diz Avillez, que revela ter esperança de voltar para a final, prevista para julho, ao vivo, caso a pandemia recue em Portugal. — O bastão ficou muito bem entregue ao meu amigo e grande cozinheiro Rafa Costa e Silva.