A 71ª edição do Emmy Awards acontece neste domingo (22), em Los Angeles, sem apresentador fixo, recheada de surpresas e prometendo reforçar a guerra entre os serviços de streaming. Considerado o "Oscar da TV", o evento consagra os principais destaques do último ano na televisão norte-americana.
A grande favorita da noite é Game Of Thrones, que recebeu 32 indicações — 10 delas já vencidas no último fim de semana, durante o Creative Arts Emmy, premiação técnica e artística que antecede a cerimônia principal. A segunda série com mais indicações é Maravilhosa Sra. Maisel, que concorre a 20 prêmios.
Neste ano, porém, o Emmy deu destaque maior para novas produções, como é o caso de Fleabag, lembrada 11 vezes. Chernobyl, minissérie baseada em fatos reais sobre o maior desastre nuclear da Europa, recebeu 19 indicações.
Há também aqueles que possuem cadeira cativa no Emmy. Entre eles estão o ator Ted Danson, que concorre pela 17ª vez ao prêmio de Melhor Ator em Série de Comédia. A atriz Julia Louis-Dreyfus, estrela de Veep, recebeu a sua 12ª indicação na categoria de Melhor Atriz em Série de Comédia.
A cerimônia do Emmy será transmitida no Brasil a partir das 20h no canal por assinatura TNT. Confira os indicados nas principais categorias e saiba quem tem chances de levar o prêmio para casa.
Melhor série dramática
- Better Call Saul
- Bodyguard
- Game Of Thrones
- Killing Eve
- Ozark
- Pose
- Succession
- This is Us
Quem deve ganhar: Game Of Thrones
Quem merece ganhar: Game Of Thrones
Quem corre por fora: Succession
Há 99% de chance de Game Of Thrones ganhar o principal prêmio do Emmy. Caso a série não seja premiada, esse 1% que sobrou vira crise no reino de Westeros. O seriado vai levar o caneco não tanto pela história contada na sétima temporada - que não agradou em nada os fãs - mas mais pela série ter acabado. A Academia de Televisão Norte-Americana tem como tradição premiar seriados que tiveram seu fim no último ano, como uma espécie de homenagem.
Melhor série de comédia
- Barry
- Fleabag
- The Good Place
- Maravilhosa Sra. Maisel
- Boneca Russa
- Veep
- Schitt's Creek
Quem deve ganhar: Maravilhosa Sra. Maisel
Quem merece ganhar: Fleabag
Quem corre por fora: Boneca Russa
Maravilhosa Sra. Maisel tem tudo para ser bicampeã. O seriado mostra o empoderamento feminino na década de 50 de uma forma ácida e descontraída. Já sua companheira de Amazon e estreante na premiação, Fleabag, chamou a atenção da crítica ao misturar drama e comédia para falar das perdas e das relações humanas e merece levar o caneco mais pela interpretação da protagonista. No entanto, Boneca Russa foi um dos grandes sucessos do ano na Netflix, e não será surpresa se ganhar.
Melhor Minissérie
- Escape at Dannemora
- Chernobyl
- Olhos que Condenam
- Sharp Objects
- Fosse/Verdon
Quem deve ganhar: Chernobyl
Quem merece ganhar: Olhos que Condenam
Quem corre por fora: Fosse/Verdon
As minisséries baseadas em histórias reais invadiram a categoria neste ano. Chernobyl tem grandes chances de ganhar, após marcar o público ao retratar de forma fiel e, por vezes, até assustadora, os dramas e os personagens envolvidos no maior desastre nuclear da Europa. Na mesma linha, entra Olhos que Condenam, uma dos seriados mais comentados do ano ao abordar a história real de cinco adolescentes negros acusados injustamente de estupro.
Melhor ator em série dramática
- Jason Bateman por Ozark
- Sterling K. Brown por This is Us
- Kit Harington por Game Of Thrones
- Bob Odenkirk por Better Call Saul
- Billy Porter por Pose
- Milo Ventimiglia por This is Us
Quem deve ganhar: Kit Harington
Quem merece ganhar: Billy Porter
Quem corre por fora: Sterling K. Brown
Pouca gente gostou da postura de Jon Snow na última temporada de Game Of Thrones, mas não podemos negar que Kit Harington brilhou ao interpretar as confusões mentais e emocionais que envolveram o personagm nos últimos episódios da série, por conta do seu parentesco e do seu amor. Caso o Emmy queira fazer história, dará o prêmio para Billy Porter, que já está marcado na premiação por ser o primeiro negro assumidamente gay a ser indicado para a categoria.
Melhor atriz em série dramática
- Emilia Clarke por Game Of Thrones
- Jodie Comer por Killing Eve
- Viola Davis por How to Get Away With Murder
- Laura Linney por Ozark
- Mandy Moore por This is Us
- Sandra Oh por Killing Eve
- Robin Wright por House Of Cards
Quem deve ganhar: Emilia Clarke
Quem merece ganhar: Sandra Oh
Quem corre por fora: Robin Wright e Viola Davis
Talvez essa seja uma das categorias mais incertas da premiação. Emilia Clarke brilhou ao transformar Danearys no personagem mais odiado de GoT. A mudança de personalidade é mérito da atriz, que tem grandes chances de levar o Emmy neste ano após não aparecer na categoria no ano passado.
Mas não podemos negar que Sandra Oh levou a categoria de Melhor Atriz em Série Dramática no Globo de Ouro neste ano e pode emplacar mais um prêmio. Na corrida paralela, quem merece aplausos é Robin Wright, que segurou, sozinha e firme, a última temporada de House Of Cards, após Kevin Spacey ter sido afastado da série por conta de acusações de assédio. Nome de peso no cinema e na TV, Viola Davis sempre está na disputa.
Melhor ator em série de comédia
- Anthony Anderson por Black-ish
- Don Cheadle por Black Monday
- Ted Danson por The Good Place
- Michael Douglas por O Método Kominsky
- Bill Hader por Barry
- Eugene Levy por Schitt's Creek
Quem deve ganhar: Michael Douglas
Quem merece ganhar: Ted Danson ou Bill Hader
Quem corre por fora: Eugene Levy
Vencedor do Globo de Ouro na mesma categoria, Michael Douglas deve emplacar mais um prêmio pela sua atuação como o ator e professor Sandy Kominsky. Mas aqui, outros dois atores brilharam no ano: Ted Danson, com seu divertido Michael, e Bill Hader, que também apareceu nos indicados do Globo de Ouro ao dar vida a um matador de aluguel em Barry. Já Eugene Levy, conhecido pela franquia American Pie, está vendo sua série lembrada no Emmy somente agora, mesmo com o seriado existindo há 5 anos.
Melhor atriz em série de comédia
- Christina Applegate por Disque Amiga Para Matar
- Rachel Brosnahan por Maravilhosa Sra. Maisel
- Julia Louis-Dreyfus por Veep
- Natasha Lyonne por Boneca Russa
- Catherine Ohara por Schitt's Creek
- Phoebe Waller-Bridge por Fleabag
Quem deve ganhar: Rachel Brosnahan
Quem merece ganhar: Natasha Lyonne ou Phoebe Waller-Bridge
Quem corre por fora: Julia Louis-Dreyfus
Essa é outra categoria que promete arrancar os cabelos dos jurados. Rachel Brosnahan ganhou o Globo de Ouro nesta ano e repetir o feito no Emmy é quase certo. Porém, Natasha Lyonne como Nadia Vulvokov mereceria ganhar a premiação pelo crescimento da atriz, até então conhecida por um papel secundário em Orange Is The New Black. Ao mesmo tempo, Fleabag só existe por causa de Phoebe Waller-Bridge, e a interpretação da roteirista na série foi muito elogiada pela crítica. Julia Louis-Dreyfus é recordista na categoria, sendo a única atriz a receber o prêmio pelo mesmo papel, em Veep, por seis anos consecutivos.
Melhor ator em minissérie ou telefilme
- Mahershala Ali por True Detective
- Benicio del Toro por Escape at Dannemora
- Hugh Grant por A Very English Scandal
- Jared Harris por Chernobyl
- Jharrel Jerome por When They See Us
- Sam Rockwell por Fosse/Verdon
Quem deve ganhar: Jared Harris
Quem merece ganhar: Mahershala Ali
Quem corre por fora: Benicio del Toro
A minissérie da HBO deve garantir mais um caneco nesta categoria, por conta da impecável interpretação de Jared Harris como o cientista Valery Legasov, que coordenou as investigações sobre o acidente nuclear de Chernobyl. Mahershala Ali, um dos nomes mais requisitados de Hollywood e vencedor do Oscar, tem seus méritos por ressuscitar True Detective, elevando o nível da série na terceira temporada. Benicio del Toro corre por fora por também sustentar um nome peso no cinema.
Melhor atriz em minissérie ou telefilme
- Amy Adams por Sharp Objects
- Patricia Arquette por Escape at Dannemora
- Aunjanue Ellis por Olhos que Condenam
- Joey King por The Act
- Niecy Nash por Olhos que Condenam
- Michelle Williams por Fosse/Verdon
Quem deve ganhar: Niecy Nash
Quem merece ganhar: Michelle Williams
Quem corre por fora: Amy Adams e Patricia Arquette
Com duas indicadas, Olhos que Condenam tem grandes chances de levar a estatueta, ainda mais pela interpretação de Niecy Nash na minissérie. Fosse/Verdon precisa sair do Emmy com algum prêmio, e Michelle Williams como a dançarina da Broadway Gwen Verdon pode garantir isso. Outros dois nomes que apareceram no Globo de Ouro merecem sua atenção: Amy Adams e Patricia Arquette, essa última vencedora da categoria na premiação.
Melhor reality show de competição
- RuPaul's Drag Race
- American Ninja Warrior
- Nailed It
- Top Chef
- The Voice
- The Amazing Race
Quem deve ganhar: RuPaul's Drag Race
Quem merece ganhar: RuPaul's Drag Race
Quem corre por fora: The Voice
Nos últimos dois anos, RuPaul's Drag Race e The Voice se revezaram como vencedores da categoria. E isso deve se repetir neste ano.