Atenção: o texto a seguir contém spoilers.
Às vésperas do grande final de Game of Thrones, os fãs mais ávidos da série da HBO buscam respostas para alguns dos enigmas da trama. Quem, afinal, sentará no Trono de Ferro e poderá comandar os Sete Reinos? Qual será o destino dos personagens mais populares da produção, como Tyrion, Jon Snow, Daenerys e Arya?
De acordo com a ferramenta Google Trends, disponibilizada pela plataforma de buscas, as grandes questões deixadas por The Bells, o penúltimo episódio, vão além e dizem respeito a pontos bastante específicos. O destino de Cersei Lannister e quem poderá matar a Mãe de Dragões estão entre eles.
Abaixo, GaúchaZH listou as cinco perguntas mais frequentes e tentou respondê-las. Confira:
1. Cersei está morta?
É provável que nem Cersei tenha como sobreviver ao desabamento da Fortaleza Vermelha, após a ira de Daenerys em seu dragão reduzir Porto Real a cinzas. Embora novamente ao lado do irmão e grande amor Jaime, a ex-ocupante do Trono de Ferro foi destinada a um fim ingrato na trama.
Fãs: Como Cersei morrerá? Arya? Daenerys? Jon?
David Benioff e D.B. Weiss: Pedras.
Embora muitos não acreditem na morte da personagem, a atriz Lena Headey, que interpretou Cersei nas oito temporadas de Game of Thrones, até já publicou um texto de despedida. "E assim ela vai. Tem sido divertido e louco. Eu a amei. Sou grata pela oportunidade. Muito obrigada pelo seu apoio, amor e encorajamento ao longo do caminho. E agora o tempo dela acabou. (Eu sei que ela nunca ia conseguir. A Patrulha da Noite nunca a aceitaria... mas ainda assim...)", escreveu ela no Instagram.
2. Por que Daenerys queimou Porto Real?
Existem muitas teorias sobre o que se passou na mente da Mãe de Dragões ao decidir queimar Porto Real após os soldados se renderem e os sinos da cidade tocarem. Os showrunners da produção, D. B. Weiss e David Benioff, comentaram sua visão sobre a cena em um vídeo dos bastidores da série no YouTube:
— Se você voltar para a primeira temporada, quando Khal Drogo dá a "coroa de ouro" para Viserys, a reação dela à visão da cabeça do irmão ser derretida é dizer: "ele não é um dragão". Ele é um irmão terrível, vocês sabem, então ninguém derramou uma lágrima quando Viserys morreu. Mas há alguma coisa arrepiante na forma como ela vem respondendo à morte de seus inimigos. Se as circunstâncias fossem diferentes eu não acho que esse lado de Dany estaria à vista — disse David Benioff.
— Se Cersei não tivesse traído ela. Se Cersei não tivesse executado Missandei. Se Jon não tivesse contado a verdade. Se qualquer uma dessas coisas tivesse acontecido (de forma) diferente, então eu acho que não estaríamos vendo este lado de Daenerys Targaryen.
— Eu não acho que ela decidiu com antecedência que faria o que fez. (Foi) No momento em que ela vê a Fortaleza Vermelha, que é, para ela, a casa que sua família construiu quando eles vieram para este país pela primeira vez, mais de 300 anos antes. Neste instante, nas muralhas de Porto Real, quando ela está olhando para o símbolo de tudo que lhe foi negado, é quando ela decide tornar isso "pessoal" — declarou Weiss.
3. Afinal, o que aconteceu em Game of Thrones?
O episódio The Bells — "Os Sinos", em tradução livre — mostra a última batalha de Daenerys em sua campanha pelo Trono de Ferro. Ela decide ir contra os conselhos de sua Mão, Tyrion, e do Mestre dos Sussurros, Varys, e enfrentar Cersei com todo o poderio de seu único dragão vivo, Drogon. O desfecho, contudo, deixou muita gente confusa e com a sensação de que a série simplesmente abandonou tudo o que havia construído. Para entender melhor a situação, você pode ler o resumo completo do episódio em Game of Thrones: o que marcou o penúltimo capítulo da série e ver a reação do público em Game of Thrones: a reação nas redes sociais ao quinto capítulo da última temporada.
4. Quem matará Daenerys?
Muitos acreditam que, após sua transformação em uma líder impiedosa, que decidiu queimar o povo rendido de Porto Real, Daenerys Targaryen não sobreviverá para reinar sobre os Sete Reinos. A Mãe de Dragões conquistou ao menos três grandes inimizades após o penúltimo capítulo do seriado.
Jon Snow, seu sobrinho e antigo par, que tem bons motivos para reivindicar o trono, pareceu perturbado com as escolhas de sua rainha e chegará ao grande final como um dos candidatos a matá-la. Tyrion, que traiu Varys por acreditar na boa índole de Daenerys, também pode estar nesta lista, apesar de ser pouco provável que ele sustente alguma chance. Por fim, há Arya Stark, testemunha dos horrores vividos pelos civis em Porto Real.
A jovem guerreira lidera a corrida em função da profecia de Melisandre, que repercutiu muito após Arya matar o Rei da Noite ("de olhos azuis"), no terceiro episódio da oitava temporada. Parte das palavras da Sacerdotisa Vermelha, entretanto, seguem um mistério:
— Eu vejo uma escuridão em você. E, nesta escuridão, olhos me encarando de volta. Olhos castanhos, olhos azuis, olhos verdes. Olhos que você vai fechar para sempre.
De acordo com a predição, Arya ainda deve fechar, para sempre, um par de olhos verdes. O que muitos imaginaram ser um sinal de que ela mataria Cersei, que estava no topo do seus planos de vingança, não se confirmou em The Bells. Agora, muitos fãs ressaltam que Daenerys também tem olhos verdes (na série da HBO) e que não faltam razões para Arya decidir matá-la.
5. Mas qual a cor dos olhos de Daenerys?
A teoria de que a profecia de Melisandre diz respeito a Daenerys, contudo, ignora a descrição feita pelo autor George R.R. Martin na série de livros em que Game of Thrones é inspirada. Logo no início das Crônicas de Gelo e Fogo, a Mãe dos Dragões é apresentada como alguém de olhos de cor violeta. "'Um presente do Magíster Illyrio' disse Viserys, sorrindo. Seu irmão estava de bom humor naquela noite. 'A cor realçará o violeta de seus olhos. E você também terá ouro e joias de todos os tipos'", diz um trecho.