Atenção: o texto a seguir contém spoilers.
O penúltimo episódio de Game of Thrones, exibido neste domingo (13), causou burburinho nas redes sociais devido à alteração na personalidade de Daenerys na trama. Saindo de uma linha heroica e tornando-se cruel, a personagem foi assunto de uma entrevista concedida pelos showrunners do seriado, David Benioff e D. B. Weiss, ao programa Inside the Episode, da HBO.
Benioff concorda que a reação de Daenerys à morte de seus inimigos foi "assustadora" e utiliza um fato da primeira temporada para justificar a ação:
— Naquele ano, ela vê Khal Drogo (Jason Momoa) dar a coroa para o irmão dela, Viserys (Harry Lloyd), e depois o público vê a reação dela ao ver a cabeça dele cortada. Ele era um irmão terrível, e eu acho que ninguém estava chorando quando ele morreu.
Apesar de não ser responsável pela morte de Viserys, Daenerys ordenou um ataque de seu dragão contra inimigos:
— Não acho que ela tenha decidido com antecedência o que faria. Então, ela vê a Fortaleza Vermelha, que é o lar que sua família construiu quando eles vieram para este país há 300 anos, ela está olhando para aquele símbolo de tudo que foi tirado dela, então toma essa decisão pessoal — completou Weiss.
Benioff acredita que, caso as circunstâncias tivessem sido diferentes, a integrante da família Targaryen não teria tomado a decisão de deixar o dragão cuspindo fogo sobre toda a cidade indiscriminadamente:
— Se Cersei não a tivesse traído (no caso dos Caminhantes Brancos) e não tivesse executado Missandei, além de Jon não deixar de lhe dizer a verdade... Se alguma dessas coisas acontecessem de uma maneira diferente, então, eu não acho que estaríamos vendo esse lado de Daenerys — finalizou.