Atenção, contém spoilers!
Ela é Daenerys da Casa Targaryen, Primeira de seu nome, Nascida da tormenta, A não queimada, Mãe dos Dragões, Quebradora das correntes, Mãe dos escravos, Khaleesi dos Dothraki, Rainha de Mereen, Rainha de Westeros, Dos Ândalos, Dos Roinares. Os títulos enfileirados não deixam dúvida de que a personagem é uma das protagonistas de Game of Thrones. Ainda assim, o desenrolar da trama parece levá-la para um único caminho: a loucura.
O possível desfecho, uma das teorias mais populares sobre o final da saga, divide opiniões e tem chamado muito mais atenção dos fãs do que o copo de café esquecido em uma cena do quarto episódio. Isso porque, no mesmo capítulo, o seriado deixou ainda mais evidente que o futuro de Daenerys deve ser semelhante ao do pai, Aerys II Targaryen, o Rei Louco.
A revolta não é para menos. Em sua busca pelo trono de ferro, Daenerys foi responsável por grandes feitos na série: de uma menina assustada e vítima dos abusos do irmão que a vendeu para Khal Drogo, ela se tornou uma líder, saiu da pira funerária do marido com seus três dragões, libertou milhares de escravos e tentou promover justiça por onde passou. Ainda se aliou aos Stark para lutar contra os Caminhantes Brancos.
Por que, então, ela pode ser transformada na Rainha Louca?
Por causa da história da Casa Targaryen
Nas palavras de Sor Barristan Selmy: “Qualquer criança sabe que os Targaryen sempre dançaram demasiado perto da loucura. Seu pai não foi o primeiro. O Rei Jaehaerys disse-me um dia que a loucura e a grandeza eram dois lados da mesma moeda. ‘Sempre que um novo Targaryen nasce’, disse ele, 'os deuses atiram uma moeda ao ar e o mundo segura a respiração para ver de que lado cairá’”.
Mesmo que isso não seja muito detalhado na série, a história de Westeros é marcada pela tendência à loucura apresentada pelos Targaryen — também conhecidos pelos casamentos consanguíneos, possível explicação para sua sina única. Diversos membros da casa acabaram mostrando algum comportamento “estranho” ao longo dos anos. Baelor I, por exemplo, rezava e jejuava fervorosamente para ter visões religiosas. Aerion Targaryen pensava ser ele próprio um dragão. O mais famoso, Aerys II Targaryen, ficou conhecido como O Rei Louco.
Embora Aerys II tenha sido visto inicialmente como alguém promissor, começou a perder a sanidade depois do período em que ficou cativo de um nobre rebelde. Anos mais tarde, seu filho, Rhaegar se apaixonou por Lyanna Stark, prometida a Robert Baratheon, e teria sequestrado a jovem. O pai e um dos irmãos dela foram confrontar o Rei, mas acabaram sendo queimados vivos. Durante a Rebelião de Robert, Jaime Lannister acabou matando o Rei Louco enquanto ele mandava queimar a capital. “Queimem todos eles”, dizia o monarca, segundo Jaime.
Dos descentes de Aerys II, Viserys apareceu na série e demonstrava ter um comportamento cruel e paranoico que poderia levá-lo à loucura. Mas ele foi morto por Khal Drogo antes que pudéssemos saber. Daenerys, nesse sentido, apenas continuaria a sina da família.
Porque há indícios
A série pode não ter falado de forma ampla e clara disso, mas deixou indícios ao longo das temporadas. Menos que nos livros, mas ainda assim, há indícios. O primeiro é justamente ter falado da história de loucura da família Targaryen. Em algumas conversas, Tyrion e Varys chegaram a mostrar preocupação com que o sangue de dragão de Daenerys a faça seguir os passos do pai. Ou seja, acabe perdendo o potencial de salvadora de Westeros ao decidir queimar milhares de inocentes para conseguir o que quer.
E, de uma forma ou de outra, Daenerys muitas vezes parece ser tão tirana quanto o pai. A busca cega pelo poder que ela acredita ser dela por direto e as execuções sem direito a julgamento ou defesa daqueles que ela crê serem culpados são prova disso. Em dado momento, Daenerys confrontou Varys sobre sua lealdade e, assim como Aerys II, ameaçou queimá-lo vivo caso ele a traísse. E, embora pareça reduzir a personagem, até mesmo a coragem dela para fazer coisas como se atirar na pira de Khal Drogo pode ser utilizada como indício.
Nesta reta final, o desdobramento parece seguir a lógica da sede de poder e do isolamento. Daenerys sabe que Jon Snow é o herdeiro legítimo e teme perder o trono se essa informação se espalhar (o que já aconteceu). Ela chega a implorar que ele mantenha segredo, algo que foge dos padrões dela. Ela também sofreu grandes perdas recentemente: depois de Jorah, o dragão Rhaegal e Missandei, ficando cada vez mais sem amigos e aliados.
A expressão de ódio de Daenerys após a morte de Missandei, contudo, parece ser o grande ponto de virada de Daenerys para loucura. Dracarys.