A 11ª temporada de Amor e Sexo chegou ao fim nesta terça-feira (11), após muita polêmica e críticas de internautas. Fernanda Lima foi homenageada pelos jurados do programa, que a chamaram de corajosa, revolucionária e desafiadora.
— A gente parte, mas deixa um rastro de cores, formas, música, danças, debates, reflexões, poesias, risos e lágrimas. A gente leva orgulho de uma equipe que não desistiu e se reinventou — disse a apresentadora.
A última edição do programa foi um marco na carreira de Fernanda Lima. Abordou a nudez, levou a cantora transexual Valéria Houston, gaúcha de Santo Ângelo, para falar sobre o movimento LGBTQI+ e fez um manifesto contundente sobre a libertação da mulher na sociedade.
— Foi a temporada mais importante da minha vida. Fico grata de termos alcançado o coração de tantas pessoas que, assim como nós, continuam interessadas em refletir sobre sexualidade, amor, diferenças e respeito ao próximo — avaliou a apresentadora.
No início de novembro, ela teve de bloquear comentários de internautas nas redes sociais após ser alvo de críticas e xingamentos por conta da edição do programa em que defendeu que a mulher deve "sabotar as engrenagens" do sistema.
"Chamam de louca a mulher que desafia as regras e não se conforma. Chamam de louca a mulher cheia de erotismo, vida e tesão. Chamam de louca a mulher que resiste. Chamam de louca a mulher que diz sim e que diz não. Não importa o que façamos, nos chamam de louca. Se levamos a fama, vamos sim deitar na cama, vamos sabotar as engrenagens deste sistema de opressão. Vamos sabotar as engrenagens desse sistema homofóbico, racista, patriarcal, machista e misógino. Vamos jogar na fogueira as camisas de força da submissão, da tirania e da repressão. Vamos libertar todas nós! E todos vocês! Nossa luta está apenas começando, prepare-se porque esta revolução não tem volta. Vamos sabotar tudo isso?", convidou a apresentadora, tornando-se alvo de inúmeros xingamentos.
Até o cantor sertanejo Eduardo Costa voltou-se contra ela, chamando-a de "imbecil". Fernanda Lima decidiu processá-lo.
O programa Amor e Sexo surgiu em 2009 com o propósito de falar sobre sexualidade e relacionamento. Acabava se resumindo às dúvidas e curiosidades sobre intimidade. Com o passar das temporadas, foi mexendo em tabus, como questão de gênero, assunto que ainda gera muita polêmica entre os brasileiros.