O capítulo desta quarta-feira (3) de Malhação: Vidas Brasileiras foi histórico. Pela primeira vez em 23 anos no ar, a novela exibiu um beijo gay protagonizado por dois rapazes. As carícias de Michael (Pedro Vinícius) e Santiago (Giovanni Dopico) foram comemoradas pelos internautas, que elevaram a tag #Malhação aos Trending Topics do Twitter.
Foi a segunda vez que a Rede Globo exibiu um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo na faixa horária neste mês. No dia 12 de setembro, a emissora promoveu a troca de afetos entre Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Henrique Muller), na novela Orgulho e Paixão.
Na cena desta quarta, Michael confessou para Santiago que é o autor das cartas secretas que tem enviado ao estudante. Após a declaração, ele pede ao seu amante que não mude de postura — o que rendeu uma reação surpresa:
— Tá faltando uma coisa pra terminar o filme — disse Santiago, puxando o rosto de Michael e dando-lhe um beijo.
Em janeiro deste ano, Malhação já havia transmitido um beijo gay entre duas mulheres, quando Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio) protagonizaram o momento da temporada anterior da novela da faixa das 17 horas.