Léo Pain saiu de Alegrete, mas os alegretenses não desistem dele. Tanto que vários eventos nessa cidade da campanha gaúcha preparam o clima de torcida pelo desempenho do ilustre cantor alegretense na final do The Voice Brasil, a maior competição musical do país, que será realizada nesta quinta-feira (27), pela Globo.
O programa está previsto para começar às 22h55min, mas desde antes das 20h uma multidão deve se aglomerar na Praça Getúlio Vargas, a principal de Alegrete, para assistir à disputa, na qual Pain é um dos quatro finalistas. As três grandes rádios do município convocam a comunidade a comparecer, trazendo cadeiras. Um telão foi montado pela prefeitura, com ajuda de Cleo Trindade, coordenador dos Festejos Farroupilhas no município e também da Campereada Internacional de Alegrete.
- Um provedor de internet será colocado na praça para disponibilizar wi-fi. Assim as pessoas poderão votar no Léo Pain, por meio do celular, sem gastar – anuncia Trindade.
Sim, a torcida pelo alegretense é grande, unida e ruidosa. Para não dizer unânime. Afinal, ele nasceu numa área próxima ao aeroporto e se criou na cidade, com passeios cotidianos pelas fazendas da região. Pescar e cavalgar faziam parte da rotina. O pai de Léo, já falecido, era o fotógrafo Eduardo “Dudu” Oliveira, que tirava retratos de casamentos, festas e, principalmente, das “carreiras” (como os fronteiriços chamam as corridas de cavalo). Leozinho se criou nesse ambiente mais gauchesco impossível, entre apostas, churrascadas, chimarrão e bailes. Que passou a animar a partir dos 15 anos, em dupla com o irmão Francisco Oliveira, cantor nativista bastante conhecido no Interior.
- Nossos pais eram vizinhos e amigos. Quando a dupla se separou, “Magro” Léo optou profissionalmente pelo sertanejo, o “Gordo” Oliveira ficou mesmo na raiz gauchesca – descreve o comerciante Paulo Botoni, amigo de adolescência dos dois, com quem frequentava as corridas de cancha reta.
Botoni e a esposa, Daniellen, são donos de um conhecido bar noturno de Alegrete e trazem Léo “pelo menos uma vez por mês” à cidade, para se apresentar. É atração certa, casa cheia. A última foi na semana passada. Sim, em meio à acirrada disputa do The Voice Brasil, Léo Pain manteve os compromissos na agenda de shows. Incluindo a terra natal. E sempre dá uma canja, fugindo ao repertório sertanejo e cantando algum sucesso gauchesco. No repertório nunca pode faltar o Canto Alegretense, óbvio.
O bar de Botoni, o amigo de infância de Léo, também vai colocar um telão e oferecer picadão de carne aos clientes que tomarem cerveja durante a final do programa. Difícil algum bar alegretense, aliás, que nesta noite não vai usar e abusar de ofertas para atrair os fãs do cantor “prata da casa”.
E como está a expectativa de Léo? Tanta que dormiu só seis horas na noite passada, confidenciou a GaúchaZH. Na Globo, ele encontrou os sertanejos Marcos & Belucci, Luciano (que faz dupla com Zezé de Camargo), Michel Teló, Padre Fábio de Mello (que pedem votos para ele), e a Rainha do Axé, Ivete Sangalo.
- É uma pressão medonha. Mas é bom! – resume ele.