Musa do teatro e a da televisão nacional, Fernanda Montenegro será tema de duas edição do Milênio, programa da GloboNews que vai ao ar nesta segunda-feira (16), às 23h30min, e no dia 23, no mesmo horário.
As edições do programa partem do lançamento do livro Fernanda Montenegro: Itinerário fotobiográfico, que reúne cerca de 700 imagens da atriz do início de sua carreira até a maturidade. Ela é entrevistada pelo jornalista Edney Silvestre, que encontrou com Fernanda pela primeira vez quando foi indicada ao Oscar pelo filme Central do Brasil, em 1999.
— É sempre emocionante entrevistá-la. Aos 11 anos, vi pela TV sua atuação em uma peça de Tennessee Williams. Lembro de ter anotado no papel o nome da Fernanda e do autor para pesquisar, de tanto que aquilo me impactou. Anos depois, me mudei para o Rio e comecei a acompanhá-la no teatro — conta o jornalista.
Aos 88 anos, Fernanda ainda é ativa na vida pessoal e profissional. Teve papel de destaque na última novela das nove da Globo, O Outro Lado do Paraíso, e lançou, ao lado de Chico Buarque, Criolo e Ludmilla, uma canção para comemorar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em campanha da Anistia Internacional.