Elizabeth II virou, praticamente, sinônimo de rainha. E, claro, com tamanha popularidade, a soberana também passou a ser uma figura com grande inserção na cultura pop, estampando camisetas, sendo referenciada em produções do audiovisual, virando fantasia e, até mesmo, tornando-se colecionável.
Nesta quinta-feira (8), no dia em que o mundo se despede de Elizabeth II, que morreu no palácio de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos, GZH relembra algumas vezes em que a monarca marcou presença na cultura pop, enquanto fazia o reinando mais longevo da história britânica — foram nada menos do que 70 anos à frente do trono.
Brinquedos
A rainha Elizabeth II virou colecionável. Ela ganhou mais de um modelo dos bonequinhos que são febre entre os colecionadores, os Funko Pop! Em um deles, inclusive, ela está ao lado de um cachorrinho corgi. E, claro, a soberana sempre surge com belos chapéus e uma beca impecável. A monarca também ganhou uma Barbie com os seus traços em comemoração aos seus 96 anos.
Animações
Elizabeth II "participou"algumas vezes de Os Simpsons. A série animada de sucesso criada por Matt Groening contou com a monarca em seis episódios — além dela ter sido mencionada diversas outras vezes. O maior destaque foi em The Regina Monologues, quarto episódio da 15ª temporada da série, que foi ao ar em 2003. Na produção, a família amarela norte-americana desembarca na Inglaterra, e Homer acaba, inclusive, batendo na carruagem da rainha. Ela ainda foi desenhada em outras animações de sucesso, como Family Guy, South Park e Minions.
Música
A rainha já foi mencionada em diversas canções ao longo dos seus 70 anos no trono, mas uma das mais conhecidas a representar a monarca foi God Save The Queen, da banda britânica de rock Sex Pistols. A música, que foi lançada em 1977, durante o Jubileu de Prata de Elizabeth II, gerou muitas controvérsias, principalmente a comparar o seu reinado com um "regime fascista" e afirmar que "não há futuro nos sonhos da Inglaterra".
Videogame
A rainha gostava de jogar o game de boliche no Nintendo Wii. Pelo menos, é o que foi noticiado pelo jornal britânico The People. A monarca, inclusive, chegou a ganhar um Wii banhado a ouro da empresa THQ, mas recusou o console. Além disso, a imagem da rainha também apareceu no game de luta Spitting Image, de 1989, em que líderes mundiais saíam no soco. Elizabeth II não brigava no game, mas julgava e comentava cada embate. Ela é a única personagem que aparece o tempo inteiro, em todos os confrontos.
Game of Thrones
Elizabeth II também curtia dar uns rolês e, como uma "rainha pop", foi visitar o set da série Game of Thrones, em 2014. Por lá, ela conheceu o elenco e os produtores da série. E, claro, seria uma grande oportunidade convidar a rainha para sentar no icônico Trono de Ferro, aquele feito todo com espadas. Os produtores da série, então, fizeram o convite, mas a então rainha recusou o convite de forma educada. O motivo? Não era permitido que ela se sentasse em um trono estrangeiro — mesmo que fictício. A lei não é escrita no Reino Unido, mas é uma antiga tradição britânica que Elizabeth II fez questão de cumprir.