A partir desta quarta-feira (23), Porto Alegre sediará o Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística e o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, realizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), com o apoio da Secretaria da Cultura (Sedac).
O evento ocorre até 25 de outubro, na Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, no Centro Histórico), e debaterá os usos do Patrimônio Cultural como vetor de desenvolvimento do turismo no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Iphan (clique neste link).
Os inscritos receberão um e-mail de confirmação com orientações sobre o credenciamento, que será aberto às 16h30min do primeiro dia. Após 17h45min todas as vagas não credenciadas serão disponibilizadas para a lista de espera. Durante o evento, especialistas do Brasil e de outros países demonstrarão como arquitetura, religião, artes, tradições e bens históricos compõem o chamado Turismo Cultural e podem ser um meio de fomento à sustentabilidade econômica e social.
A programação faz parte da campanha "Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas", que tem como objetivo debater os desafios da união entre turismo e patrimônio cultural. Neste ano, a campanha é voltada à região sul do Brasil, considerando o potencial econômico e a preservação de seus bens. Além disso, o seminário e o encontro estão inseridos na iniciativa do governo federal Patrimônio + Turismo, cujo objetivo é aliar turismo, cultura e desenvolvimento socioeconômico.
Confira a programação
Entre as atividades do Seminário, estão os painéis Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento e Patrimônio, Turismo e Comunidades, que construirão conceitos sobre infraestrutura, desenvolvimento regional e territorial, além de tópicos referentes à inovação, economia criativa e meio ambiente.
O primeiro debaterá os desafios e as experiências em políticas públicas voltadas ao turismo cultural em países como Portugal, Espanha e México. Já o segundo, abordará o desenvolvimento de produtos que consideram a característica de cada região, partindo de experiências no Peru, na Colômbia, em Portugal e, também, no Brasil.
Na quarta-feira (23), será realizado o lançamento das edições de nº 39 e 40 da Revista do Patrimônio, publicação que é organizada pelo Iphan desde 1937. As duas edições terão como tema Gestão Turística em sítios patrimoniais: boas práticas internacionais e, Dimensão turística no Brasil e Região Sul: oportunidades e desafios para a gestão patrimonial, respectivamente.
A programação também inclui a abertura da exposição itinerante 7 Povos – Retratos de um Território, na quinta-feira (24). A mostra reúne fotos, filmes, mapas interativos e documentos sobre a história da formação territorial e cultural do Brasil, a partir das missões jesuítico-guarani na Região Sul. Ela ficará à disposição do público no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1.020) até 24 de janeiro.
Evento sobre patrimônio cultural e turismo
Data: de 23 a 25 de outubro
Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico)
Inscrições: neste site