A final do MasterChef Júnior, hoje, às 22h30min, na Band, com Lívia, 12 anos, e Lorenzo, 13 anos, disputando o título, promete fortes emoções. A primeira competição de cozinheiros mirins do país surpreendeu. Quem pretendia assisti-la à espera de trapalhadas, brincadeiras e tirações de sarro, ou a abandonou, ou aceitou que apenas a faixa etária dos participantes foi trocada e seguiu fiel à atração.
Desde o começo, a turma formada por Aisha, Daphne, Eduardo, Ivana, Johnny, Laura, Lívia, Lorenzo, Mateus, Matheus(inho), Sofia, Tomás, Valentina e Vivi agradou público e avaliadores. Os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin tiveram a chance de serem conquistados também pela boca. E foram. Hoje, será revelado o campeão. Uma semana depois do previsto, em razão da surpresa de ninguém ter sido eliminado em uma terça-feira - o que só confirma o bom nível dos competidores.
Jurada do "MasterChef Júnior" repudia manifestações de pedofilia
Diferentemente da final de 2015 dos adultos, desta vez tudo está gravado. Mas uma coincidência paira entre os dois sucessos da Band no ano: a notícia de quem teria levado a melhor vazou na internet, e o nome pode ser descoberto por quem assim preferir.
Lívia e Lorenzo, desde o começo da competição, chamaram a atenção pela discrição e pela calma. Porém, uma característica os diferenciava: a organização. Enquanto ela primava por uma bancada em ordem, ele se atrapalhava com os ingredientes e mudava de ideia durante as provas. Para chegar à última fase, eles superaram a também favorita e caricata Sofia, 12 anos, - vencedora de várias provas - e a pequena Ivana, nove anos, que chegou onde poucos imaginavam com o lema "eles pensam que eu não sei fazer as coisas só porque sou pequenininha".
Os quatro foram merecedores de chegarem à reta final. Sofia se destacou pelos pratos sempre muito bem elaborados e teve na elogiada apresentação de um papillote de namorado com batata rosti e farofa com banana e manga um dos seus pontos altos. A caçula Ivana, quase invisível atrás do balcão, tirava soluções da cartola nos últimos minutos, como quando foi a única a apresentar um profiteroles digno, mesmo finalizando o prato aos prantos. Os finalistas não ficaram atrás nas louvações. Lívia foi exaltada pelo chef Alex Atala, um dos mais renomados do país, por sua casquinha com creme de banana acompanhado de mel, limão e gengibre, enquanto Lorenzo fez do seu último prato o passaporte para a decisão, ao ousar na escolha de dois frutos do mar - lagosta e vieira - e elaborar uma receita sem ressalvas.
Ana Paula Padrão: "O público estava pronto para amar o 'MasterChef"
Agora é torcer e esperar pelas edições de 2016 - de preferência, sem spoilers.
Final
Noite para saber quem vence o primeiro MasterChef Júnior Brasil
Band transmite hoje, às 22h30min, duelo decisivo entre Lívia e Lorenzo
GZH faz parte do The Trust Project