Bronn está cantando enquanto cavalga pelas dunas. Jaime, que monta outro cavalo, diz para ele parar. Seria o melhor momento da canção, porém fomos privados disso.
Todo o calor das terras dornesas prometia muita sensualidade e ação, no entanto, o que trouxe até agora foi apenas uma sensação sufocante de não pertencimento.
Em uma cena quase patética, a dupla enfim chega ao seu destino em plena luz do dia para resgatar Myrcella, filha de Cersei. Como bom filme de ação que não se leva a sério, as Serpentes de Areia chegam ao mesmo tempo para matar a garota. Toda a empolgação que poderia resultar disso não ocorre, e durante dois episódios tivemos a constatação de algo que não achei possível: Game of Thrones errou.
Encaminhando-se para a reta final da temporada, a série nos apresenta dois episódios com qualidade inferior aos demais. Para quem sempre considerou a regularidade uma marca do show, dar de cara com um roteiro com reviravoltas preguiçosas traz grande desapontamento.
Não apenas em Dorne, mas também em Porto Real há certa inverossimilhança nos acontecimentos - e olha que estamos falando de uma produção com dragões e tudo mais. A busca por vingança de Cersei não apenas atingiu um patamar tremendo de estupidez da parte dela, como também me faz perguntar o quão fraco e desinteressante o rei Tommen pode ser. Os Tyrell mantêm Porto Real funcionando e, mesmo assim, Loras e Margaery foram encarcerados. Se a própria rainha foi feita prisioneira, o que levou Cersei a pensar que se livraria da sua extensa lista de pecados? O Alto Pardal já tem o poder que precisa e não pensou duas vezes em trair quem lhe concedeu isso. Minha esperança para solucionar essa bagunça recai sobre Olenna, Rainha dos Espinhos, e sua intérprete, Diana Rigg, que sempre está maravilhosa (e ardilosa) em cena.
Em Meeren, a vida de Daenerys continua complicada. Suas indecisões são uma constante, e agora que Jorah retornou com um presente, devem aumentar. Trazer ele e Tyrion para a cidade supostamente livre como escravos foi um acerto. A série mostra na prática o que sabíamos na teoria: a escravidão existe, ainda que mascarada.
Infelizmente, o caminho até Meeren foi feito com tropeços. A participação de Adewale Akinnuoye-Agbaje, Mr. Eko de Lost, não foi das melhores. Parece que o arsenal de desculpas para manter Tyrion vivo está acabando e resolveram apelar para suas partes íntimas. É uma pena terem nos dado uma cena tão ruim após um diálogo inspirado entre os dois viajantes, no qual o mais velho descobre que seu pai, Senhor Comandante Mormont, já morreu.
Se alguns plots foram apressados, outros seguem o rumo correto de evolução. Em Braavos, Arya descobriu o que é feito com os corpos das pessoas que morreram; na Muralha, a morte de Aemon Targaryen - deixará saudades - e a partida de Jon Snow já têm seus primeiros efeitos. A crueldade está em nós, humanos, e Gilly escapou por pouco de ser estuprada. O que nos leva ao momento mais polêmico desses dois episódios.
Fãs opinam sobre cena de estupro em Game of Thrones
Gostei tanto da cena do casamento quanto da noite de núpcias. Houve máximo cuidado da produção para que a sequência trouxesse desconforto sem ser explícita, o que é uma das marcas da atração. O que temos retratado na tela é uma sociedade machista que se acha no direito de fazer o que bem entende com a mulher. Entretanto, sinto desconforto com o desenrolar do sétimo episódio. Sansa Stark já havia deixado no passado seu rotineiro sofrimento, estava cada vez mais forte e tomando as rédeas do seu destino. Agora, voltou a ser, mesmo que talvez momentaneamente, vulnerável, dependente dos outros. Isso é um retrocesso para uma personagem que evoluía muito bem.
Minha esperança é que faltando pouco para acabar a temporada, ela possa voltar a trilhar o caminho de amadurecimento e força.
Estamos quase no nono episódio, que tradicionalmente é um dos melhores da temporada. Até mais!
Confira também:
Séries de sucesso que viraram um fracasso
Crítica Game of Thrones 5X01: virtude que pode trazer a queda
Crítica Game of Thrones 5X02/03: poder feminino à prova
Crítica Game of Thrones 5X04/05: o preço da vingança
Relembre personagens de séries que tiveram troca de atores
O Semana em Série também está no Twitter. Siga-nos e seja atualizado diariamente com as notícias sobre séries.