Era para ser só o anúncio de uma turnê europeia. Mas Ed Motta resolveu polemizar no Facebook e deixou uma mensagem de protesto contra os brasileiros - "uma turma mais simplória" - que vão aos shows dele e pedem que ele fale em português e cante músicas como Manoel. "Não é um show para matar a saudade do Brasil, esse é um show internacional", disse o cantor. Ed Motta já havia causado polêmica no Facebook ao dizer que o povo brasileiro era feio - teve de se desculpar dias depois.
Posted by Ed Motta on Quinta, 9 de abril de 2015
ED MOTTA EUROPE AOR TOUR 2015April22 La Boite à Musique, Metz (France)23 La Belle Electrique, Grenoble...
A mensagem de Ed Motta diz ainda: "Não é possível que o imigrante brasileiro não saiba o mínimo de inglês". Seriam pessoas que, segundo o músico, vêm "beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol". Os comentários acabaram sendo, em sua maioria, críticas ao cantor. E ele respondeu à maioria deles.
Quando um usuário ironizou, dizendo que o público de Ed Motta era tão pequeno que ele tinha tempo de responder a todos os comentários, o cantor o chamou de "moço caipira de cidade pequena". A outro, que o chamou de arrogante, ele respondeu: "para mim, é elogio". Alguns defenderam o cantor, como um usuário de Piracicaba, que lembrou que a cidade havia sido "um exemplo" de público - ao que o cantor respondeu: "vocês carregam esse Brasil ignorante nas costas".
Reprodução feita pelo site Buzzfeed Brasil
Algumas horas depois de publicar a foto, Ed Motta apagou todas as respostas que havia dado aos usuários. O texto original, entretanto, seguia lá.