O multifacetado filósofo francês Roland Barthes costumava dizer que "a literatura não nos permite caminhar, mas permite respirar". Pois foi pensando naquele momento em que o leitor infla seus pulmões com a mais pura fantasia, ao se transportar para dentro das mais diversas histórias, que a campanha publicitária da Feira do Livro 2015 foi concebida. Lançada na terça-feira, a ação deste ano traz o tema Vire a Página Para Virar Realidade, que serve de convite para o encontro literário, que começa no próximo dia 25 e segue até 10 de maio, na Praça Saldanha Marinho.
O trabalho que resultou nas peças publicitárias começou em novembro do ano passado. Diferentemente dos anos anteriores, dessa vez, a missão de captar a essência da festa literária passou dos cursos de Comunicação Social da UFSM para as mãos da Comunicação Social da Unifra.
Foi num misto de surpresa e alegria que Caroline Reinann e Gabriel Saccol, alunos do curso de Publicidade e Propaganda, e Bibiana Campos, estudante de Jornalismo, receberam a proposta para conceber a campanha. Desafio aceito, o trio mergulhou em suas próprias experiências literárias para buscar as referências necessárias e chegar ao mote da ação: mesclar realidade com fantasia.
- A ideia foi aproximar as pessoas da feira. Nos baseamos nas nossas próprias experiências para captar o que acontecia naquele momento em que a pessoa lê e acaba se transportando para dentro da história, como se fosse um personagem - explica Caroline.
A estudante revela que, desde o início do ano, o trio passou a se encontrar, todas as segundas-feiras, com a comissão organizadora da feira. O motivo, segundo ela, era a apresentação de esboços do que vinha sendo feito e colher o máximo de sugestões possíveis.
- Procuramos ouvir o máximo de ideias para adaptá-las e realmente inseri-las na campanha. Foi um processo feito em grupo - comenta Caroline.
Para agregar as diferentes faixas etárias que formam o público da feira, cada uma das quatro peças da campanha apresenta referências visuais a um grande sucesso literário. Segundo Caroline, os clássicos O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll, alcançam crianças e adultos. Já os best sellers As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, e O Hobbit, de J. R. R. Talkien, com adaptações recentes para o cinema e televisão, miram os leitores adolescentes.
- Escolhemos obras que acreditávamos que tivessem uma identificação visual imediata - afirma.
Bastante atrativa visualmente, a campanha deste ano parece ter alcançado o objetivo de seus idealizadores: mostrar de forma
lúdica o que a Feira do livro de Santa Maria tem a oferecer ao público, independentemente da idade.